O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sábado, 27 de fevereiro de 2010

"O tempo é a substância de que sou feito"



(Jorge Luís Borges, 1951, por Grete Stern)

"O tempo é a substância de que sou feito. O tempo é um rio que me arrasta, mas eu sou o rio; é um tigre que me destroça, mas eu sou o tigre; é um fogo que me consome, mas eu sou o fogo"

- Jorge Luís Borges, "Nova Refutação do Tempo", Obras Completas, II, p.144.

5 comentários:

platero disse...

O Jorge Luis é primo?

Só para desanuviar, Paulo
- Bom fim-de-semana, Abraço

saudadesdofuturo disse...

O tempo sou eu, a substante matéria da corrente da ideia de rio em que sigo e digo: eu sou rio e passo; eu sou feito de tempo. Por isso, nele me desfaço e me consumo e depois, passamos,mas somos essa passagem, no tempo em que ocorre, no Agora que não há, ao qual nos queremos fixar, também para ir com o tempo: a substância que surge da criação do existente. A ele vindo agarrado. É preciso sê-lo para libertar-se dele?

Paulo Borges disse...

Sê-lo é libertar-se dele. Ser é librar-se de ser.

O Jorge Luis Borges dizia descender de portugueses.

Abraços!

João de Castro Nunes disse...

Como é que ele sabia se, sendo cego, nunca viu português algum, quer daquém quer dalém Tejo? Aqui há gato! JCN

baal disse...

o escritor cegou, jcn. não é como tu que, culturalmente, és cego de nascença.