O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

PPA exige revogação da criação da secção de tauromaquia no CNC e demissão da ministra Gabriela Canavilhas



Foi publicado na edição da passada Segunda-feira do Diário da República o despacho da ministra da Cultura Gabriela Canavilhas que oficializa a criação de uma secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura. O Partido Pelos Animais vem por este meio manifestar o seu veemente repúdio por tal decisão, informando ainda que está neste momento activa uma petição contra a criação dessa secção (www.partidopelosanimais.com/peticaocontratauromaquia), que já angariou quase 4000 assinaturas em menos de duas semanas e através da qual pretendemos levar o tema a plenário na Assembleia da República, fomentando a sua discussão - que, tratando-se de uma questão, no mínimo, polémica, deveria ter sido previamente promovida pelo próprio Ministério da Cultura - e, esperamos, a reversão deste vergonhoso passo no sentido contrário ao do progresso ético e civilizacional que desejamos para o nosso país.

Porque é o abandono de tradições retrógradas e inadequadas que caracteriza a evolução das sociedades, a persistência de actividades tauromáquicas em Portugal embaraça-nos enquanto povo e o seu sancionamento como cultura ao mais alto nível indigna-nos enquanto seres humanos. Torturar animais, seres cientificamente reconhecidos como capazes de sentir dor, não é nem nunca poderá ser visto como uma manifestação de cultura.

A maioria silenciosa da população portuguesa concorda com a afirmação anterior e a celeridade e discrição com que se avançou para o estabelecimento desta nova secção do CNC indicia que a ministra da Cultura tem conhecimento desta realidade. Ainda assim, optou por uma decisão que não serve a cultura nem os cidadãos de Portugal, mas apenas os interesses eticamente condenáveis de uma minoria organizada da qual é sobejamente conhecido que a própria ministra faz parte.

O PPA considera que, num país onde 1/5 da população vive em situação de pobreza e mais de 10% da população activa está desempregada, direccionar dinheiros públicos para a tourada é uma afronta a todos os cidadãos. E num país onde as mais diversas áreas culturais sofrem de graves carências, onde significativa parte do património arquitectónico se encontra em ruínas, num país de onde jovens artistas se vêem forçados a sair em busca de locais onde se sintam reconhecidos e valorizados, a criação de uma secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura é um insulto especialmente a todos aqueles que, enfrentando dificuldades quotidianas, dedicam a sua vida à cultura em Portugal. Trata-se de uma decisão obscena cujas únicas consequências são o fomento da violência e a canalização dos impostos dos portugueses para os bolsos de um restrito grupo de criadores e promotores cuja fortuna se baseia na inflição pública de sofrimento a animais.

Pelo exposto, o Partido Pelos Animais exige a imediata revogação do despacho de criação da secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura, bem como a demissão da ministra Gabriela Canavilhas, em nome da verdadeira cultura, do progresso e do bem-estar de todos os seres vivos.

Partido Pelos Animais
www.partidopelosanimais.com

Sem comentários: