O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

caminho separado

o cérebro humano apresenta com o cérebro animal uma simples diferença de grau ou toda uma diferença de natureza?
quanto a mim o cérebro humano não difere do animal em quantidade, mas numa tendência que o faz caminhar para uma diferença de natureza; o que separa o homem, cada vez mais, do mundo animal.

(reflexão sobre um texto de bergson)

16 comentários:

Paulo Borges disse...

Ninguém nega essa diferença e esse afastamento, mas apenas a sua orientação: afastamo-nos do animal para o amar e cuidar, bem como à natureza e aos outros homens, ou para os oprimir e explorar?

Por outro lado, por mais que haja uma diferença ao nível do cérebro e da inteligência, há uma profunda igualdade ao nível da senciência, ou seja, da capacidade de sentir dor, prazer, bem ou mal-estar. E aqui todos somos iguais no direito de vermos isso respeitado, sejamos humanos ou não-humanos. Aí não há separação. Ela só existe para o homem intelectualizado e insensível, que tomba vítima disso mesmo.

baal disse...

claro. mas pensa-se,radicalmente, na possibilidade do estatuto legal dos primatas. esquecendo que os animais apresentam o instinto como tendência dominante, e os comportamentos humanos apresentam a inteligência. de resto os homems bem formados sempre actuaram com compaixão em relação aos animais. o que é discutivel é a equidade. em relação à senciência de acordo. em relação à capacidade de projectar o sentir; tanto no passado como no futuro sérias dúvidas. mas todos concordamos numa coisa: causa igualmente dor inteligível (que se torna fisica) ao ser humano a acção de alguns de nós(se assim os podemos chamar) em relação aos animais.

Nuno Maltez disse...

Nem para amar, nem para odiar, nem para oprimir, nem para explorar. "Floresce porque floresce...", é sempre bom lembrar.

Nuno Maltez disse...

É duvidoso que os comportamentos humanos apresentem a inteligência como dominante. E... o que é dor inteligível?, que se torna física?

Anaedera disse...

diria Caminho junto,
O Homem é um animal, logo em toda a sua diferença, haverá sempre uma semelhança entre estes.

Se o cérebro humano difere em quantidade, de outros vertebrados? Dependerá da medida de comparação.

Acha que há uma diferença de natureza? Pois é nos aspectos naturais que eles mais se assemelham.

Quando as espécies convivem entre si, tornam-se cada vez mais semelhantes e mais interdependentes umas das outras.
Inclusivé se um animal ou um ser humano, for separado dos iguais a si por nascença, encontrará no seu desenvolvimento semelhanças com os que o rodeiam.

Talvez o caminhar seja mesmo para uma semelhança.

Concerteza e como em tudo, que é necessário o bom senso exigido à consciência humana, no respeito e na diferença.

Estude-se o comportamento animal e encontrem-se assim as nossas semelhanças.

baal disse...

ó nuno 'não me digas que nunca sentiste uma raiva crescer-te nos dentes' (sg). pois é... perante uma injustiça (inteligível) a impotência (impossibilidade de agir, mesmo com toda a coragem)torna-se fisicamente dolorosa. eu sei que é complicado mas é um sentir. e nunca esqueças que a ausência de quem amamos é uma dor infindável na alma (e fisica).

platero disse...

Anaedera

há uma relativamente jovem ciência que faz isso mesmo : estudar comportamentos animais, tentando extrair de aí benefícios de diversa ordem para os homens
A ciência é conhecida como ETOLOGIA.
Sei por ela, por exemplo, que é devido a radiação minha, infra-vermelha, que os safados dos estorninhos vêm chatear-me todas as madrugadas no telhado, na vertical precisa de onde eu deveria - não fossem eles - continuar a dormir por mais uma horita ou duas

Baal - um abraço. Tenho andado desaparecido porque me incomoda, mais do que o desassossego dos estorninhos, a insolência de um cavalheiro que pontifica por aqui.
O que me acontece pela primeira vez na minha já nada curta vida.
Renovo abraço

baal disse...

abraço platero, é bom ver(ler)a poesia do real. do real que somos e perante o qual sorrimos.´
outro abraço platero e que nunca deixemos de resistir.

Magno jardim disse...

"caminho separado"- Escolha de inteligência/consciência em relação ao meio e a nós próprios ou instinto sobrevivência/inconsciência ?

A inteligência emocional está presente na consciencia de podermos querer transformar os nossos sentimentos intrinssicos em relação à percepção que temos da realidade;
A intuição alertanos para esses mesmos sentimentos e na consciencia que temos disso podemos escolher, dependentemente do caracter da energia, transformá-la apartir da inteligência ou deixa-la fluir, traduzindo-se assim em energia emocional, tendo por consequencia tornar-sse fisica que se traduzem em emoções, e manifestando-se na realidade extra-fisica; e que se não forem analisadas e tomadas em consideração pela consciência ou
inteligência do eu, conduzem-nos muitas vezes a atitudes e tomadas de decisão muitas vezes destrutivas tanto para o Ser humano que sente, tanto para o meio em que vive.

Será este o grau que nos separa em qualidade do cérebro do animal, e que nos faz caminhar em conjunto com o mundo em que vivemos, em paz, harmonia, ecologia, e respeito pela Natureza; numa metamorfose de transformação qualitativa da consciencia humana ?

Será esta a chave da inconsciência para a consciência, e para as tomadas de decisão que temos de optar por ter agora no estado presente, para que se traduza num futuro melhor para toda a humanidade e para o meio em que vivemos ?

ethel disse...

enquanto esquecemos quem somos, reconhecemo-nos gratos num focinho que se deita discreto no nosso colo.
Que boa visita a sua Platero!

Anaedera disse...

Magno Jardim,

De comportamento humano,sua inteligência e emoções, sei cada vez menos.
E as passagens obrigatórias pela Etologia, sempre trouxeram algum saber.
Mas a empatia com os outros animais
e a natureza nasce com cada um.
Tem-se ou não a sorte de os aprender.

A escolha de caminhos para um futuro melhor para a humanidade e o ambiente passa pelo amor que se sente, na aprendizagem com os animais e com a natureza. Pela escuta ao que nos transmitem.

Não é preciso pensar ou consciencializar, basta estar, sentir, viver.

Querer Ser, com eles, é fácil.

(dsc a opinião, mas q nome tão estranho para uma personagem mesmo que virtual, parece nome de gelado!)

ethel disse...

Anaedra e agora pareces uma menina pequenina com olhar arregalado a perguntar:
- Mamãe o que é um Magno Jardim?

:)

Magno jardim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Magno jardim disse...

Anaedera

Concordo... Menos preocupação, mais vivência..

Magno,
É parecido,concordo; Mas será que satisfaz tanto como um gelado ?

o x :)

Anaedera disse...

Não sei,
não gosto muito de gelados.
Abraço

João de Castro Nunes disse...

Que profundas e "intrínsicas" congeminações! Só me apetece fazer um... manguito, sem ninguém dar conta! E porque não? JCN