O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 18 de junho de 2009

tempos dificeis

um grito 'antigo', para os tempos actuais
8.
a vida social é essencialmente prática. todos os mistérios que empurram a teoria para o misticismo encontram a sua solução racional na práxis humana e no conceber desta práxis.

11.
os filósofos interpretam o mundo de diversas maneiras; a questão, porém, trata-se de o transformar.
karl marx,teses sobre feuerbach,1845

4 comentários:

Anónimo disse...

bom dia, baal; e transformar o mundo supõe, para marx, a consideração desta 'equação':tese+antítese=síntese - parece é que às vezes não patimos, não chegamos, e estamos sempre em adversidade, sobretudo qd se fala de política...impressão minha?

frag

baal disse...

claro que não estamos em adversidade fragmentus. dialecticamente apetece dizer, tudo o que existe merece perecer, algo virá e perecerá também, uma espiral sem fim. por isto é necessária uma praxis que seja actividade transformadora.
ou então e com este calor, podemos descansar à sombra da bananeira enquanto nos lixam.

Anónimo disse...

bem baal, mas hj o calor não te assola os neurónios...tens mesmo uma visão optimista da política, ou é só impressão minha? e como se delineia esssa praxis trañsformadora? começa pela mudança de mentalidade, certo? e como mudar?

frag

(acedo 'sondli' - sonda e lê ;)

Nunca Mais disse...

baalidades...