O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 15 de junho de 2009

"Este Verão, queres ser sereia ou baleia?"

Há uns dias, numa cidade de França, um cartaz, com uma jovem espectacular, na montra de um ginásio, dizia:"ESTE VERÃO, QUERES SER SEREIA OU BALEIA?"
Dizem que uma mulher jovem-madura, cujas características físicas não interessam, respondeu à pergunta publicitária nestes termos:
"Estimados Senhores:
As baleias estão sempre rodeadas de amigos (golfinhos, leões-marinhos, humanos curiosos).
Têm uma vida sexual muito activa, engravidam e têm baleiazinhas ternurentas, às quais amamentam.
Divertem-se à brava com os golfinhos, enchendo a barriga de camarões.
Brincam e nadam, sulcando os mares, conhecendo lugares tão maravilhosos como a Patagónia, o mar de Barens ou os recifes de coral da Polinésia.
As baleias cantam muito bem e até gravam CD's. São impressionantes e praticamente não têm outros predadores além dos humanos. São queridas, defendidas e admiradas por quase toda a gente.
As sereias não existem.
E, se existissem, fariam fila nas consultas dos psicanalistas, porque teriam um grave problema de personalidade, "mulher ou peixe?".
Não têm vida sexual, porque matam os homens que delas se aproximam, além disso, por onde? Por isso, também não têm filhos.
São bonitas, é verdade, mas solitárias e tristes.
Além disso, quem quereria aproximar-se de uma rapariga que cheira a peixaria?
Para mim está claro, quero ser baleia.
P.S.Nesta época em que os meios de comunicação nos metem na cabeça a ideia de que apenas as magras são bonitas, prefiro desfrutar de um gelado com os meus filhos, de um bom jantar com um homem que me faça vibrar, de um café e bolos com os meus amigos.
Com o tempo ganhamos peso, porque ao acumular tanta informação na cabeça, quando já não cabe, espalha-se pelo resto do corpo, por isso não estamos gordas, somos tremendamente cultas.
A partir de hoje, quando vir o meu rabo no espelhos, pensarei, Meu Deus, que inteligente que sou..."

14 comentários:

frAgMenTUS disse...

obrgda Marta, pelo e-mail.

Colibri disse...

Olá,

Pois é... Essa excelente resposta à pergunta colocada, só mostra como precisamos de ver as coisas a cores e em perspectiva e não a preto e branco e em 2D.

É um óptimo pretexto para nos fazer lembrar como precisamos de ser críticos sobre as informações e os conceitos que consumimos e que nos devemos interrogar sobre quais os valores que importa verdadeiramente salvaguadar.

Colibri
--
Se você suporta emoções fortes, ouça o testemunho de vida deste homem que, no passado, cometeu todo o tipo de crimes e barbaridades e, hoje, é um ungido de Deus, devido à sua extraordinária transformação por Jesus Cristo. Segure-se bem e ouça... Depois não diga que não avisei…

Testemunho fortísssimo do Ex-Bruxo Tio Chico...

baal disse...

ó fragmentus nem bebes uns tintóis, deves ser mesmo uma chatinha.

Anónimo disse...

não me provoques...ihih
tintol só martini, ou algo assim doce, mt d evez em quando :)

mas conta lá, preferes baleias ou sereias?

frag

baal disse...

a sério que nunca preferi as magricelas.
e já dancei algumas vezes, até venci um concurso o prémio foi uma sardinhada e um garrafão de tinto, no festival da paz. consta que só ganhei por causa da 'partenaire'.

Anónimo disse...

ehhehe
tu és um 'deus' louco ;)

frag

Chicharro disse...

Prefiro carapaus!

Rasputine disse...

Conversa de idiotas! Vão ver televisão.

frAgMenTUS disse...

Caro Rasputine, tb se palica a ti, não?!...Estás aqui a ler-nos, em vez de veres tv ;)

frAgMenTUS disse...

aplica (rectifico)

ps- é q nada acrescentaste à possível discussão da imagem e ideias q possa suscitar como retrato social q é!

baal disse...

rasputine, toma cuidado com o corto maltese, isto não é a balada do mar salgado, nem a sibéria, nem a fragmentus pertence às lanternas vermelhas, ver 'corto maltese, la cour secretes des arcanes'

Anónimo disse...

http://www.cineteka.com/index.php?op=Movie&id=001412

:) bom dia, Baal
bj, frag.

Marilyn Monroe disse...

Nem baleia, nem sereia!

"Eu sabia que pertencia ao público e ao mundo, não porque era talentosa ou até mesmo bonita, mas porque nunca pertenci a nada ou a mais ninguém."

Publicamente disse...

Há muito que vejo TV...