O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

AVATAR ou da inevitável derrota da Civilização às mãos do Sagrado natural e animal



AVATAR, um filme bastante interessante, para jovens e não só, que mostra que a civilização ocidental continua a fazer a autocrítica e o processo de si mesma, retratando-se como a inevitável perdedora, enquanto dominada pela ignorância, a vontade de poder e a ganância, em confronto com uma cultura ligada ao sagrado, à natureza e aos animais. Um filme susceptível de muitas leituras, que não se reduz aos espectaculares efeitos visuais a 3D.

3 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Não... comentável! JCN

Paulo Borges disse...

Quando se tem o violino compulsivamente desafinado...

Ana Margarida Esteves disse...

Vi o filme e achei-o admirável. Há quem afirme que este e o melhor e mais profundo filme desde "2001 - Odisseia no Espaço" sobre a possibilidade de superação da adolescência tecnocrática da nossa civilização.

Stanley Kubrick deve estar feliz, onde quer que ele esteja. Isto é, se ele alguma vez existiu e se o próprio temmpo e espaço alguma vez existiram.

Quem sabe se "2001 - Odisseia no Espaço" e "Avatar" são apenas ecos no nosso subconsciente colectivo a lembrar-nos da nossa preguiça e mediocridade?