O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 4 de outubro de 2009

AINDA SEM TÍTULO

Trabalho os meus sonetos como quem
lapida diamantes... a partir
de cristalina rocha, que em si tem
a luz primordial... a transluzir.

Não é tarefa fácil... certamente,
pois além de mão firme e resoluta
carece de harmonia equivalente
à musica dos astros... sem batuta.

JOÃO DE CASTRO NUNES

O resto do soneto deixo-o para "saudadesdofuturo", em reciprocidade. JCN

3 comentários:

platero disse...

não tendo eu nada a ver c/ lúdico desafio, ousaria propor alteração da 2ª. quadra para:

Não é tarefa fácil.... certamente
pois alem de mão firme algo devota
carece de harmonia equivalente
à música dos astros...sem batota

espero não se ofenda com minha intromissão

abraço

João de Castro Nunes disse...

Meu caro PLATERO: todos somos poucos para atingir a perfeção, que é um apanágio dos deuses e das musas, que deusas são! Pela parte que me toca, seja bem-vindo a este poético certame! Não é que desgoste da sua gentilíssima rectificação, mas fere-me os ouvidos e a sensibilidade pela escassa poeticidade dos termos. Banindo as "batutas" e "batotas", prefiro então, refazendo a quadra:

Não é tarefa fácil... certamente,
pois além de mão firme e decidida
carece de harmonia equivalente
à música dos astros... parecida.

Será isto o que chamam uma... "oficina de poesia"?... JCN

João de Castro Nunes disse...

Completando sob o título de

LAPIDADOR

As minhas ferramentas de aço fino
são termos escolhidos, depurados
e academicamente autorizados.

Só dou por terminado o meu labor
quando em voz alta lidos pelo autor
parecem ter o som... do violino!

JOÃO DE CASTRO NUNES

Coimbra, 7 de Outubro de 2009.