O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 25 de outubro de 2009

ainda SARAMAGO


há que dar atrás uma passada
não é por nada

há muito mais Davides
do que há Golias

por causa da bíblica
pedrada

16 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Olhe que não, meu caro PLATERO, olhe que não! De resto, para David... o Saramago não se presta: faltam-lhe, em cara judaica, os olhos azuis e os cabelos a condizer... puxando ao louro! Talvez dê melhor... para Iscariotes. Vou fazer quadra. JCN

João de Castro Nunes disse...

Se acaso pensa em Golias... para Saramago, pior a emenda que o soneto: com tantos Davides a arremessar calhaus, algum há-de acertar em cheio, tirando-lhe a nacionalidade portuguesa e devolvendo-o aos filisteus... frustrados com a sua humilhação. Não lhe queria estar na pele! JCN

João de Castro Nunes disse...

Aí vai, do meu jeito:

Por muitas pedras que atires
contra a Bíblia, ó Saramago,
acabarás por caíres
sem fazer qualquer estrago!

JCN

João de Castro Nunes disse...

Mais umqa... variando:

Rei David há muita gente
que gostaria de ser,
mas Golias, francamente,
nem pensar nele sequer!

JCN

João de Castro Nunes disse...

Epílogo, satirizando:

O Saramago, coitado!
é uma reles criatura:

Não tem qualquer estatura
para Deus apedrejar;
tem de tomar levedura
para em pé se aguentar!

JCN

João de Castro Nunes disse...

Corrijo a primeira estrofe, que saiu truncada:

O Saramago, coitado!
é uma reles criatura
que apenas vê para um lado:

JCN

platero disse...

JCN

repara como distingo
o pé de esteva do espargo
Tantos há que sendo trigo
aspiram ser Saramago

João de Castro Nunes disse...

Isso é que é ter olho!... Só a rima... é que deixa a desejar. Posso dar um jeito... ao meu jeito?!...

João de Castro Nunes disse...

Aí vai:

Eu posso não distinguir
a esteva do Saramago,
mas consigo discernir
o caraças do carago!

JCN

platero disse...

JCN

O meu amigo já mais do que uma vez verberou, e com propriedade, a minha má utilização do Blog. A minha rasteireza de grama jamais pretende desfrutar da pródiga paisagem que é dada ao choupo ou ao cipreste.
Ao meu preclaro amigo e pares.

dada, porém a prodigalidade, quase incontinência comentarista de V.Exª
à minha modesta quadra popular, e porque num dos ditos comentários me sugere que afeiçoe a rima ao sabor clássico, aqui me tem tentando dar voz à sugestão. Aí vai então:

oiça bem o que lhe digo
tentando não ser amargo
tantos há que sendo Trigo
aspiram a Saramago

se a seu gosto
ainda não estiver,
meu amigo é só
dizer

João de Castro Nunes disse...

Caso encerrado! E curvem-se os incontinentes (ar)ciprestes! JCN

platero disse...

JNC

já agora (as quadras são como as cerejas)

curvado pela cintura
como qualquer vagabundo
anda meio-mundo à procura
de enganar outro meio-mundo

permita a temeridade de lhe dedicar
a insignificante quadra

João de Castro Nunes disse...

Com tantas quadras a esmo
só me resta concluir
que em verdade ou a fingir
andamos todos ao mesmo!

JCN

platero disse...

andamos todos ao mesmo
de pé de costas de borco
entre o presunto e o torresmo
sempre se lixa é o porco

(protagonista típico alentejano)

João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João de Castro Nunes disse...

Respostado beirão... cistagano:

Não lhe quero estar na pele
por cois alguma do mundo:
nem sequer por um segundo
eu gostava de ser ele!

JCN

"Quem se lixa... é sempre o porco"!