O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 6 de janeiro de 2009

maiúsculas

D



W



H

24 comentários:

Anónimo disse...

H DE HEIDEGGER DE HOMEM
F DE FILOSOFO DE FASCISTA

Ana Margarida Esteves disse...

O anonimo, ve la se ao menos poes acentos ns teus comentarios que ja te confundiram aqui com a minha pessoa e eu quero poupar-te a tal ignominia ...

Ana Margarida Esteves disse...

Lusograph, muitissimo obrigada por estes videos tao provocadores quanto arrepiantes, que e uma amostra do nivel de narcisismo, arrogancia e inutilidade a que desceu a maior parte do pensamento Ocidental e os seus autores.

Narcisismo, arrogancia e inutilidade (disfarcada de abstracao e "objectividade") que estrutura e e estruturada pelo sistema de ensino, o mercado literario e os meios de comunicacao social tal como os conhecemos.

Muito obrigada tambem pela informacao acerca da bela e fresquinha esposa do "cota" Zizek, que revela uma das pulsoes que mais motiva o pensador Ocidental pos-moderno: o preenchimento do ego atraves da fama, da conquista erotica e da admiracao publica como resultado de ambas.

Philip Roth foi bem certeiro no seu livro "O Animal Moribundo".

Luiz Pires dos Reys disse...

Caro Lusograph,

A amiga Ana Margarida, como sempre, já se alambazou e já disse tudo.

Apenas fiquei em dúvida por que ordem deveria ver os videos: se de baixo para cima, ou o contrário.

H W D?
D W H?

ou talvez:

W H D?
D W H?
H D W?
W D H?

etc....

Eles, coitadinhos, bem se espremem, mas...

Ah, eu devo ser também um "animal moribundo"... ou... serei antes um "moribal animundo"?
Deve ser isso.

Por isso é que ninguém me compreende, snif, snif: sou tipo Calimero aqui do blogue.

Obrigado, amigo Lusograph.
(no hard feelings, Ann, ok?)

Anónimo disse...

Cara Ana. Caro Lapdrey

Muito obrigado Lapsey, desculpa, Lapdrey, pelo seu lapso freudiano a respeito da Analia. A Ana esta certo, sempre contrário, contra a ordem e o sistema, de cima para baixo ou de baixo para cima, mas cinceramente, eu prefiro mais os filosofos como D, W e H (nao tem ordem) do que o Zizek. Na verdade prefiro os verdadeiros reactionários, como N. G. Dávila, Alberto Caraco, Emil Cioran, Ernst Jünger, Carl Schmitt, Martin Heidegger...

desculpem...mas tambem gosto S.Freud...

Ana Margarida Esteves disse...

No meu caso, nao prefiro nenhum deles. Quanto mais leio filosofia, sociologia e outras "-ias", sejam elas reaccionarias, revolucionarias, nem-carne-nem-peixe, narcisisto-desconstrucionistas, marxistas-dor-de-cotovelistas, pos-modernas-a-minha-perversao-e-tao-valida-quanto-a-tua, teologico-libertadoras-das-costureirinhas-de-favela-das-ratas-de-sacristia-e-do-ti-ze-que-nao-tem-terra-para-plantar-as-peras, tradionalistas-saudosistas-de-uma-ordem-que-me-de-respostas-prontas-ensine-a-malta-o-seu-lugar-e-me-faca-crer-que-estou-ligada-a-uma-elite-baseada-em-principios-transcendentais, isto para nao falar das nihilistas-nada-tem-sentido-nada-existe-vamos-todos-nos-atirar-ao-rio-ou-nos-refugiar-no-mosteiro-mais-proximo, mais acho que e tudo uma grande perca de tempo.

Perguntam voces e com muita razao: Porque e que eu nao mudo de vida? Porque e que eu nao escolho outra profissao, outra forma de estar, na qual me cale de vez, de os meus livros aos meus piores inimigos e finalmente volte a trabalhar com as minhas maozinhas tao calonas e negligenciadas?

Pura e simplesmente porque nao quero fazer mais nada e quero ter a ilusao de que nao sou uma inutil, uma parasita da sociedade.

Aquilo que nos somos e resultado do mundo moderno, com as suas especializacoes e divisao de trabalho, que criou castas presas ao trabalho bracal que alimentam tudo o resto e em troco sao desprezadas e exploradas, e castas de parasitas tecnico-burocraticos e intelectuais que pouco mais fazem do que complicar a vida e deturpar a visao do mundo a tudo o resto.

Faco o que faco pois nao sei fazer mais nada.

Ana Margarida Esteves disse...

Amigo Lapdrey, "animais moribundos" somos nos todos ... Um pedido: Que preencha a sua elegante ironia com argumentos que promovam uma discussao estimulante.

Lusograph: Interessante as suas escolhas. Acredita que tenho conhecido imensos Europeus com o seu perfil aqui no Rio de Janeiro e no Nordeste Brasileiro? Buscam algo que acham que ja se perdeu na Europa e que julgam encontrar aqui. Estou a ver que isto e um movimento que esta a ganhar folego. Quem sabe nao dara um bom trabalho de pos-doutouramento?

Anónimo disse...

O mundo ri-se das tuas inquietações.

Anónimo disse...

Ana-Anonimo, podes parar com a farsa que toda a gente ja percebeu

Anónimo disse...

Ana, tarde demais... ja estragaste tudo, tudinho...

Anónimo disse...

Sabes a estoria do lobo... pois e, agora ja nao acredito

Anónimo disse...

e quem es tu para falares assim com o nosso amigo Lapdrey? Es exemplo para alguem?

Anónimo disse...

Oh, agora ja nao tenho acentos! Levem-me que o jose socrates ja nao quer nada comigo... estou tao infeliz! adopta-me ana, por favor

Anónimo disse...

ana, se tu tivesses a elegancia do Lapdrey... oh, como tudo seria tao mais facil

Anónimo disse...

Ana Margarida rainha dos doutoramentos,
dos pos-doutoramentos, dos romances por haver e por ler, da revolta cosmica contra os intelectuais, os burgueses, as virtuosas, as idiotas. Rainha do vomito e das amazonas. Numa so palavra, rainha dos ANONIMOS, dentro de ti toda a 'lata' chocalha... e com toda a lata do mundo podes comecar as grandes cenas de vitimizacao depois de teres encenado as de grande acusacao.

P.S. Eu, que habito o ferro velho tambem ja nao tenho acentos.

Ana Margarida Esteves disse...

Muito obrigada, Rainha da Sucata (ou melhor, Rei, os heteronimistas que escrevem por aqui sao pessimos actores e ainda piores travestis). Assumo de cabeca erguida tudo isso que acabaste de dizer...

Com excepcao de uma coisa: Rainha dos anonimos?????

Julgava-te mais perspicaz ... Conheces muito menos quem te rodeia do que eu julgava.

Relativamente ao "magalhaes": De todos os maus actores e ainda piores travestis que por aqui pululam, es talvez o menos dotado para este tipo de arte. A tua identidade e clara como a agua.

Cusco: O mundo ri-se da tua cusquice.

Anónimo disse...

Incorres no mesmo erro de que acusas o "Rei" que não é ele. A claridade não é o teu reino. De águas límpidas e transparentes nada percebes. Das tuas águas pantanosas prometo a mim mesma nunca mais me aproximar, nem sequer para brincar, quanto mais para conversar. Eu, Rainha e não "Rei". Adeus.

Ana Margarida Esteves disse...

Sim, as minhas aguas podem ser pantanosas, mas ao menos nao me armo em limpida e pura.

Que sejas feliz no teu reino etereo de claridade, luz e pureza.

Eu ca faco o possivel para o ser neste Mundo de contradicoes, e por isso mesmo divertido e apaixonante.

Anónimo disse...

Wrong...

dmh disse...

Cara Ana

entendo a tua raiva – é muito bom ter raiva
mas por favor, não me chama turista,
sou um nómada...
alemão e judeu ao mesmo tempo (na mente)
filho da floresta e do mar vermelho
que nunca vai encontrar nenhum lugar
para repousar...
brasil e uma utopia
e como posso encontrar uma u-topia?
me diga?
e não lamenta
o destino e maior do que nos
sem ou com pos-doutoramento

abraço

Ana Margarida Esteves disse...

Caro Lusograph,

Desculpe se dei a entender sque o queria chamar turista. Nao era o caso.

Apenas estava a referir que ha varios Europeus realmente a mudarem-se para estas paragens, dizendo que buscam algo que esta a desaparecer na Europa. Algo que eles mesmos tem dificuldade em exprimir, mas que me deixa curiosa.

Abraco de outra nomada,

A

Ana Margarida Esteves disse...

Ja agora, Lusograph, seria interessante que partilhasse conosco o que o fascina tanto no Brasil. O que encontra aqui que ja nao encontra na Europa?

O que faz com que, para si, o Brasil seja uma utopia?

Acredite que ha muitos, mas muitos Brasileiros que adorariam trocar de lugar consigo. Que argumentos lhes apresenta?

dmh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dmh disse...

@s brasileir@s que trocam o lugar
ficam triste
mas aguentam por dinheiro
que é mais triste ainda...