O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 11 de janeiro de 2009

7 comentários:

Anónimo disse...

Da profunda estupidez

Luiz Pires dos Reys disse...

Há duas vozes que, pela altura e profundidade a que se alcandoraram, pela nobreza da sua arte e do seu estar na vida, alcançaram para si algo onde tantos reconhecem como de todos, que se transformaram em bocas que por todos falam o que talvez quase todos não soubessem como dizer.

Tais vozes são Lisa Gerrard, "boca-ventre" que tanto mais como mater nutre quanto mais geratrix seja, e Arvo Part, voz do silêncio, oração feita templo de divina escuta dos primórdios do som, sonoridades do céu que nos seja mais íntimo.

Em ambos, "de profundis" significa sobretudo "desde o mais fundo à mais desabrochada flor na pele da alma"...

(...há sempre, porém, uma ou outra alma mais dura de ouvido... ou de outras partes do corpo e da alma... - mas, água mole em pedra dura, tanto ...)

Paulo Borges disse...

Não consigo ver nem ouvir nada... Será isso que vem do fundo?

Marta Rema disse...

há qq coisa na sensibilidade lituana que me toca especialmente. que é especial. Arvö Part, Sharunas Bartas, Maciunas... tantos.

Anónimo disse...

Gostei muito deste espaço. Tudo de bom

Paulo Borges disse...

Ah, agora sim! Grande Arvö Part!

Anónimo disse...

Ressoa fundo,
o som de antes de haver mundo.