O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Lançamento de "As mais belas Orações", 2ª, dia 23, às 21.30



Divulgo o convite para o lançamento do livro "As Mais Belas Orações", de Paulo Aido, com a presença do autor e apresentação de Marcelo Rebelo de Sousa, que representarão o cristianismo. Participarão ainda representantes das outras quatro religiões presentes no livro:

Esther Mucznik (vice-presidente da Comunidade Judaica)
Narana Coissoró (Comunidade Hindu)
Paulo Borges (presidente da União Budista Portuguesa)
Sheikh Munir (líder da Comunidade Islâmica de Lisboa)

Livraria Bertrand, Picoas Plaza (Rua Tomás Ribeiro, Lisboa), na próxima segunda-feira, dia 23, pelas 21:30.

O diálogo inter-religioso é um dos grandes desafios do nosso tempo.

6 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Faltam as minhas... que não foram postas à venda! JCN

João de Castro Nunes disse...

Oferecem-se... a quem as solicitar:
joaocastronunes@gmail.com

JCN

João de Castro Nunes disse...

Só não estarei presente... por absoluta impossibilidade. JCN

João de Castro Nunes disse...

ENCOMENDAÇÃO

Recebe o meu espírito, Senhor!
quando eu fechar os oslhos ao morrer:
dá-me um lugar onde eu possa viver
unido para sempre ao meu amor!

Acolhe-me, Te peço por favor,
quando perante Ti comparecer
a fim de ser julgado por não ter
cumprido os teus preceitos a rigor!

A minha vida um dia terminada,
recebe o meu espírito disposto
a dar-Te conta pormenorizada!

Tal como a natureza me formou,
com esta compleição, com este rosto,
aceita-me, Senhor! conforme sou!

JOÃO DE CASTRO NUNES

Coimbra, 21 de Novembro de 2009.

Kunzang Dorje disse...

bela iniciativa:)

João de Castro Nunes disse...

UM SÓ DESTINATÁRIO

Por mais extenso que o universo seja,
Deus é um só, que a todo ele preside,
nada importando o sítio onde reside,
nos astros, ao ar livre ou numa igreja.

Dê-se-lhe o nome que se pretender
conforme o idioma que se usar,
seja onde for que tenha o seu altar,
por coisa alguma... um só deixa de ser.

Quem reza a um por simples tradição,
legítima sem dúvida e normal,
a todos reza, creio, por igual.

As orações que, à luz da nossa crença,
nos brotam da raiz do coração,
ao mesmo Deus vão ter... sem diferença!

JOÃO DE CASTRO NUNES