O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 22 de novembro de 2009

Abel

Passa o Abel, zelador municipal, e a sua bíblica infância de pastor. Conserva ainda no pescoço o derradeiro vestígio do golpe fraticida: a cicatriz duma escrófula. É zelador municipal - a cabeça de boné e um vestuário civil, inofensivo; e, entre as suas plantas e a terra, duras solas de couro não o deixam enraizar e ser ainda a lenha da fogueira que ele acendera em sacrifício ao velho deus das Escrituras.

Calçou-se, perdeu a memória. A sola de couro separa-nos da terra; o chapéu de feltro isola-nos do céu, e o fato de pano completa o isolamento. Que resta de Abel? Uma pobre múmia enroupada e enviada pela Esfinge, a impor silêncio aos carros chiadores que atravessam as ruas de Amarante.

Abel, meu caro amigo, vive descalço e descoberto! Cria raízes ns plantas e ramagens na cabeça. Sê uma árvore, já que não podes ser um deus!

Teixeira de Pascoaes, O Pobre Tolo, Lisboa, Assírio e Alvim, 2000, pp.33-34

2 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Todos os municípios, em Portugal, têm o seu Abel... pascoaliano!

João de Castro Nunes disse...

Em Góis, por exemplo, tinha o nome de Roque, um santo sem altar; em Arganil... o Toninho Espanhol, que o rapazola sempre se escusou a condecorar; e por aí além. Caím... só na terra ou na cabeça do Saramago! JCN