O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 15 de novembro de 2009

Dois paradigmas...





Pensar a educação é preciso...
A Escola da humildade, da paciência, da entrega...
E os frutos talvez não sejam para nós.
O Futuro...
Há Futuro?
De certa forma, já somos antepassados.
A Escola de Sempre e o Homem de Hoje?
Talvez.
Mas não na Terra do NUNCA.

8 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Vossemecê, vizinho, sabe onde fica a Terra do NUNCA?!... JCN

João de Castro Nunes disse...

Será que os "neandertais" já tinham... escola?!... Com quantas... janelas? JCN

Paulo Feitais disse...

Como o caro JCN já anda por cá há muito mais tempo do que eu, e parece que tem boa memória, pode contá-las por mim?
É que a minha máquina do tempo está na revisão...
:)

João de Castro Nunes disse...

Por acso, como diria o poeta Carlos Carranca, 0 tal dos licores, eram sítios "sem portas nem janelas". A céu aberto. Sem avaliação de professores. Cada um por si! Uma reinação... a descambar para a república. Paradigmaticamente falando, era à vontade do freguês: tanos modelos... quants as escolas! Fosse lá a ministra da (des)educação meter o bedelho... e era calhoada pela certa: pedra "escalavrada" para cima! Será que no governo do suposto engº Socrates... ainda há restos dessa tropa-fandanga?!... Só pode!... JCN

Paulo Feitais disse...

A escola, ou é democrática, e é Escola, ou é um ninho de corujas velhas.
Não sei se nesses tempos jurássicos havia avaliação dos professores, mas desde que dou aulas que sou avaliado. Quer dizer, quando Sócrates chegou ao poder, deixei de ser avaliado - roubaram-nos mais de 2 anos e meio de serviço, crianram um estatuto da carreira docente que se deveria chamar estatuto da carreira demente e implementaram um suposto modelo de avaliação que não avalia nada.
Isto tudo só serve para alimentar uma vasta clientela ligada às acções de formação - criou-se a ideia, errada, de que a formação contínua dos professores deveria assentar am acções de formação dadas por formadores pagos a 80 euros à hora. É um não mais fartar de vilania.
Se um professor quiser fazer um mestrado ou um doutoramento não tem por lei qualquer redução na sua carga horária (o que é uma estupidez).
E as poucas acções de formação que existem têm que ser pagas pelos formandos e têm muito poucas vagas.
Mas atendendo à mina da formação, isto não vai melhorar.

João de Castro Nunes disse...

Vossemecê, senhor Feitais, sabe dizer-me se o suposto engoº Sócrates... acredita em Deus?!... THAT IS THE QUESTION. A chave do enigma. E, já agora, diga-me também: o que é uma "escola democrática"? Quantas janelas e portas... deve ter? JCN

Paulo Feitais disse...

Eu acho que Deus, lá na sua tumba, acredita no tal engº.
Quanto às portas e janelas da escola democrática...
Eu já dei aulas numa prisão, com grades nas janelas, e disse aos alunos que as grades estavam só do lado de fora.
No lado de dentro as aulas eram/foram um espaço de liberdade.
:)

João de Castro Nunes disse...

Se assim é... o engº esta safo! Quem mais que Deus? Só foi pena... não lhe ter dado a maioria absoluta... para nos ir entretendo com o canto da sereia!
Quanto às grades, por fora ou por dentro, não deixam de ser... grades! E eles... acreditavam?!... Santa ingenuidade! De qualquer maneira, fiquei elucidado sobre o que vossemecê entende... por escola democrática. Boa matéria... para um soneto... de arte maior! JCN