O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 6 de outubro de 2009


Os bloguistas que se comentam a si próprios... fazem-me lembrar aqueles que, nas festas, deitam os foguetes... e logo deitam a correr para apanhar... as canas. JCN

...
"Há outros bloguistas, entretanto, que me fazem lembrar aqueles que fazem a figura que eles crêem ver nos outros, ao ficarem a vê-los nas festas, a deitarem foguetes e a correrem para apanhar as canas (isto, é claro, se estas não caírem em cima dos ditos).
Assim, perdem a festa! Ou melhor, são a parte mais insignificante da festa: a risota a que sempre se prestam aqueles que não acham piada ao que a tem!"

2 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Senhor CUCO: vossemecê sorrateiramente veio pôr ovos no meu ninho, disfarçando-se de mim. Tenha vergonha, homem, e assuma-se como gente grande! Dê a cara!Não se ponha atrás das saias de ninguém! Sabe o que me apetecia... chamar-lhe?!... Fica para a próxima JCN

João de Castro Nunes disse...

Senhor CUCO: ~tirando o primeiro parágrafo, genuinamente meu e como tal rubricado, não me queira atribuir a sua emaranhada prosa, que tem tanto de confusa como de difusa. Eu sou mais linear, disparando... em linha recta! Não sou para embrechados, tanto em prosa como em verso. JCN