O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

e se SARAMAGO

tivesse sido pago pela Igreja
para divulgar a BÍBLIA?

inquérito recente concluiu que CAIM vendeu mais de 70 000 exemplares
em 15 dias
mas o livro sagrado dos católicos passou, no mesmo espaço de tempo, a contar
com mais 325 684 leitores entre esporádicos e regulares

bom investimento da Igreja, ao que parece

9 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Ó PLATERO... vá dizetr essa... a outro! JCN

platero disse...

JCN

não me diga que faz uma leitura literal do post como se acusa Saramago de ter feito da Bíblia

Não achava original, carago, que a Igreja contratasse o nóbel português
para difundir sua mensagem?
A SÉRIO
:
quantos católicos terão retomado o texto sagrado após invectiva saramaguiana?

o meu amigo não gosta de especular?
desilude-me a sério, poça

Paulo Feitais disse...

O Ti Marcelo disse ontem na RTP que o Saramago é religioso. Eu acho que concordo. Se calhar é mais do que os padres que guardam armas em casa por razões afectivas, afeiçoam-se às belas peças de artilharia doméstica e custa-lhes o desfazerem-se delas. Mas agora que me lembro, na Bíblia nem arcabuzes, nem Kalashnikoves... É tudo à espadeirada, a golpe de funda e de marmeleiro do Líbano.
Até o Armagedão dispensa os skudes e as bombas de neutrões.
E sabe-se lá se o Saramago não está pago pela falange católica do governo cubano para desacreditar a Bíblia como catálogo de armas.
O catálogo do Toys-r-us consegue ser mais ofensivo e mais moderno.
Viu-se o Saramago a vociferar contra o catálogo do Toys-r-us? Não?! Ora aí está...
:)

Paulo Borges disse...

Na verdade o Saramago fomenta a religião e a Bíblia o ateísmo... Como sempre, os opostos complementam-se na perfeição.

platero disse...

IVL

(Interrupção Voluntária da Lucidez)
quer para o autor quer para os actores. eis título que me sugere, relendo, a minha modesta e minúscula reflexão.
Mas o que descubro como novidade é que há pessoas que leram isto e convenceram-se mesmo de que tinha
havido um inquérito - com produção dos resultados referidos...

há cada uma

João de Castro Nunes disse...

Vossemecê, meu caro e admirado PLATERO, parece que tomou ao pé da letra... o meu gracejo! O mal é tomar-se a sério o que a brincar se diz! E, já agora, diga-me cá uma coisa: porque é que se relaiona sempre a B
iblia con os católicos, quando na verdade ela está mais entranhada no espírito dos chamados protestanres e, sobretudo, dos judeus?... Dos judeus, meu caro PLATERO, dos judeus. É o seu tira-teimas. E até dos muçulmanos, pois nela se fundamentou o Alcoraão. Em guarda, Saramago! Isto das religiões... leva tanta volta! Já sabe que está em curso, na Rússia do senhor PUtin, a canonização do nosso Estalina?!... E digo "nosso" porque ele, georgiano, é descendente de judeus portugueses. Nosso e muito nosso, carago! Chupa lá esta, Dalai-Lama! E se Saramago tivesse embicado com os livros sagrados dos budistas e quejandos?
Pobres vacas... sagradas! A que pilhérias... deu ensejo o meu inocentíssimo gracejo! "Especulaões"... no vazio!

JCN

platero disse...

assim já o entendo, preclaro JCN.

e até, fazendo fé em si, aprendo.Não imaginava que Staline fosse de ascendência lusitana, quem sabe transtagana - como superiormente costuma afirmar o meu di(a?)leto
amigo.
grato por tanto
E quanto a Saramago? Acredita, como propus, que a sua participação no controverso acontecimento configura
uma típica situação de I V L ?

platero disse...

IVL
=
Interrupção
Voluntária
da Lucidez

João de Castro Nunes disse...

Acredito piamente. Só que, além de "voluntária", melhor será que seja "temporária". A perder-se a "lucidez", que seja por breve trecho, o que aliás não faz mal a ninguém. Todos tomos o direito... a momentos de parvoeira!
Quanto a Estaline, que está a ser objecto de reabilitação por parte dos seus supostos compatriotas (foi... pela "santa Rússia!), pormenorizo que os seus remotos ascendentes abandonaram o país quando da expulsão dos judeus por ordem de D. Manuel a instâncias dos Reis Católicos. Não querendo renunciar à sua fé ancestral, dirigiram-se para Diu, na
India, não abrangida pela determinação do Venturoso. Quando, porém, Francisco Xavier instaurou a Inquisição em Goa, eles sentiram-se em perigo e, atravessando a Turquia, acabaram por se instalar definitivamente na Geórgia, berço natal do nosso homem que, tendo cpmeçado por na sua juventude ter sido um patriota georgiano acabou por ser senhor dos russos, que pagaram caro a perseguição que lhe moveram na juventude, tentando inclusivamente envenená-lo. Calcula-se em 90 milhões os russos que ele mandou desta para melhor. Cá se fazem... cá se pagam. As voltas que a História dá! Transtagano?... Não diria tanto. Mas alfacinha... muito provavelmente. Um cordial abraço. E morra o "nosso" eventualmente Santo Estaline, que já tem um ícone num santuário das imediações de Moscovo! Tome isto... como um gracejo delirante da minha temporária ou passageira interrupção da lucidez. A brincar... se dizem as verdades. Em guarda, Saramago! Quem é afinal o verdadeiro Caim?!... JCN