O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 8 de novembro de 2009

A Alma

A alma é claramente mais sólida que os organismos que utiliza para se movimentar num ecossistema planetário. É claramente possível abraçar tudo, todo o vazio abundante. A ciência não é mais do que uma religião, as religiões são chamadas como tal porque se diz que as pessoas acreditam, têm fé em algo, ora, na ciência, as pessoas acreditam que controlam e fazem o seu próprio destino, mas também isto é uma crença. A ciência é mais um instrumento de fé, pois são as religiões tão cientificas quanto a ciência é religiosa. Engraçado é que a ciência, essa religião, é igual aos descobrimentos que foram feitos por via marítima, descobrem aquilo que já lá está. Os cientistas já afirmaram que o planeta era plano e quadrado, depois afirmaram ser redondo para ainda afirmarem que afinal ele é oval, em tudo isto a ciência acreditou com muita fé e recheada de certezas.

2 comentários:

platero disse...

interessante

Alguma relação etimológica entre
PLANeta e PLANO?
E a ciência - a ideia de que as coisas existem antes de serem descobertas
-descobrir, retirar o que cobre?
-desenvolver, libertar do que
envolve?
-developer, retirar de envelope?
do que envolve?
-desarrolhar, libertar de rolha?

e a liberdade (minha) de dizer o que me apetece...

Paulo Feitais disse...

Depois da funda intervenção de Platero...
Resta-me deixar aqui a minha saudação!
:)