O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sábado, 2 de maio de 2009

Serenidade - Depende de ti

“Se sofres por causa de uma coisa exterior, não é esta coisa que te perturba, é o juízo que fazes sobre ela. Depende de ti fazê-lo desaparecer”

- Marco Aurélio, Pensamentos, VIII, 47.

9 comentários:

Inês disse...

Depende de ti pores fim ao teu sofrimento causado pelos teus juízos. Mas que assim fiques ainda mais apto a contribuir para pôr fim às causas de sofrimento para os outros, que ainda não descobriram esta via para se libertarem dos seus tormentos. Embora despertá-los para isto seja o melhor que por eles se pode fazer.

Anónimo disse...

Terapia sábia. Bem mais saudável e eficaz que os comprimidos de hoje. O único inconveniente é que é difícil para o homem contemporâneo, indolente e preguiçoso, habituado a querer sempre soluções fáceis, rápidas e confortáveis para tudo, incapaz de olhar para dentro e se transformar a si mesmo.

Oestrímnia disse...

A sabedoria antiga e de sempre responsabiliza-nos. A ignorância de sempre, cada vez mais contemporânea, inocenta-nos e faz-nos vítimas de tudo: Deus, deuses, demónios, karma, astros, pais, família, sociedade, governo, patrões, empregados...

Ana Gomes disse...

Esta frase faz pensar...

Anónimo disse...

A sabedoria e a ignorância estão dentro e não fora de nós. Livre é aquele que se guia pela consciência sem necessidade de consultar os astros.

baal disse...

e mais te aconselho a que não procedas como aqueles que mais pretendem dar nas vistas do aperfeiçoar-se...
cartas a lucilio, seneca

Anónimo disse...

"Mas será isto verdade? Não estarei eu sonhando? Será verdade que este pedaço de terreno sagrado, que o dinheiro da solidariedade humana resgatou, pertence de hoje em diante a um grupo de homens que são irmãos, a umas dúzias de indivíduos que querem ser livres na Terra Livre, a um punhado de seres que detestam a vida irracional das grandes cidades? Será verdade que morreu aqui a árvore maldita da propriedade privada? Será verdade que estes 3 quilómetros benditos vão ser explorados em benefício comum? Será verdade que aqui vai ser a divina cidade da Luz e que além, daqui a 3 mil e tal metros, é a terra das trevas, o sítio do vício, a estrada do crime?" Gonçalves Correia

Alguém disse...

Queixamo-nos sempre dos outros e não vemos que o que vemos nos outros está à partida em nós mesmos.

Anónimo disse...

Quem julga autotortura-se. E se gosta é masoquista.