O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 5 de maio de 2009

Não sou contra os livros, mas contra a sua escrita e leitura.

Fragmento anónimo, séc. 40 a.C.

http://www.youtube.com/watch?v=pOawCzIvzwg

8 comentários:

Observador disse...

Muito curioso. Mas onde e em que língua aparece isto?

afhahqh disse...

Não sei, encontrei-a num livro francês antigo e cheio de pó, sem capa, mas parece-me uma voz "da experiência abissal do ser e da vida" reclamando o retorno ao primitivo e à ausência de sistematizações, embora não de simbolismo. Por isso, parece que reclama um retorno histórico como um retorno do indíviduo à fase simbólica.

http://www.youtube.com/watch?v=o9-uxVda-OM

afhahqh disse...

Hoje os livros saem como bolachas e é difícil encontrar um que valha a pena ler. Sempre que vou a uma livraria e compro um livro acabo por comprar algo que me desilude e do qual me quero livrar. Nunca encontro o que quero. Na Bíblia porém encontro o que quero, mas à luz de pessoas sábias que estudaram muito, como Karen Armstrong. Bakunine faz uma crítica superficial e a meu ver errada ao mito do Génesis. Leio Ellul e fala-me em "directivas da Bíblia" (ou usa uma expressão parecida), o que é chocante para um anarquista. Depois, fala nas guerras do AT sem compreender o seu sentido compassivo, como Armstrong nos propõe. Um anarquista e cristão deveria dizer que encontra em si o que lê na Bíblia e não que esta o dirige.

Paulo Borges disse...

O maior livro é a própria realidade, que em silêncio fala e em silêncio se escuta...

Compreendo a desilusão com os livros...

afhahqh disse...

Correndo o risco de estar errado, o mito do Génesis 1-3 parece-me como que uma história que um pai conta a um filho espantado com a existência, os seus sofrimentos e a condição humana. Penso que esta leitura é apoiada pelo facto de o mito ter sido transmitido oralmente e que a parte fundamental é a conclusão.

afhahqh disse...

Para além de que Bakunine fala na "árvore da ciência" e a Bíblia fala na "árvore do conhecimento do bem e do mal", o que está a anos-luz. Porém, a favor de Bakunine concordo que o mito também fala na emancipação humana porque "abriram os olhos".

Anónimo disse...

no hay carceres, no hay leyes que encierrem nuestros suenhos. no te rindas, jueran, resiste.

Outro disse...

Já Platão anunciou que a descoberta da escrita foi uma grande calamidade, que havia de destruir a memória...