O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 3 de maio de 2009

Sobressaltos - Apagar a morte

"A morte está diante de nós mais ou menos como o quadro da Batalha de Alexandre na parede de uma sala de aula. Trata-se, a partir desta vida, de obscurecer ou mesmo de apagar o quadro com os nossos actos"

- Franz Kafka, "Meditações sobre o pecado, o sofrimento, a esperança e o verdadeiro caminho", in Antologia de Páginas Íntimas, selecção, prefácio e tradução de Alfredo Margarido, Lisboa, Guimarães Editores, 2002, 3ª edição, p.154.

Os fracos reproduzem a e reproduzem-se na vida mortal. Os fortes imortalizam-se em vida, libertando-se de todas as limitações. Libertos, não descansam enquanto tudo não seja livre.

8 comentários:

Nunca Mais disse...

A morte está dentro de nós. É isso que nos assegura a imortalidade.

baal disse...

a luz obscurece, alexandre tinha um sonho, como todos que sonham caminhou a derrota que escolheu

Paulo Borges disse...

Caro Baal, não quer passar a poder colocar posts no blogue? Tenho todo o prazer em convidá-lo, a não ser que prefira continuar nas catacumbas, o que compreendo perfeitamente.

baal disse...

caro paulo borgeconvite aceite para mais tarde, tentei falar a sério divertindo. falhei. voltarei em agosto.
nuno, mesmo que fosse um plágio do jmb (que não é), não seria uma ofensa.
até à próxima, rejubilem e mandem os foguetes
obrigado pela paciência, e aprendi, e pensei (às vezes pouco)
felicidades

Paulo Borges disse...

Caro Baal, não sei porque diz que falhou. Acho que fala a sério, divertindo, como diz.

Vai estar fora ou sai aborrecido? Se for assim, lamento, tal como muitos outros nestes espaço onde a sua presença é muito apreciada.

Um Abraço

Anónimo disse...

Então, baal, abandonas os teus fans?... Não faças isso...

Sofia disse...

Ó Baal, fazem-te um convite e tu piras-te?! Mas que deus és tu? E depois, para onde quer que vás hás-de ter sempre um pc, ou não?

Até já!

Anónimo disse...

o baal vai para um retiro. lá não há pc's.