O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Eis a Música

A Esfinge sonha que fala; e a sua voz lendária é a mesma essência da Harmonia. A Esfinge sonha que fala; acorda, deseja exprimir o que sonhara; e, enfurecida da sua mudez, fere o silêncio com as patas. O silêncio deita sangue; o sangue evapora-se em nuvens quiméricas de som. Eis a música.

Teixeira de Pascoaes

4 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Ou não fosse... do esfíngico Teixeira de Pascoaes! JCN

Paulo Feitais disse...

A música nascida do silêncio... A esfíngica anunciação!
:)

baal disse...

é verdade a música não é a alegria, é o sofrimento pelo nunca encontrado.

João de Castro Nunes disse...

Nunca "encontrou"... porque com certeza nunca "procurou", senhor BAAAL! Nunca ouviu dizer que "quem procura... acha"? Que grande é a sabedoria popular! Que "músico"... vossemecê me saiu! JCN