O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"Do exílio voluntário", João Clímaco



Foto: Dai Oni, "Sadogashima"(Ilha de Sado, ou do Exílio), Japão
Fonte: Flickr
(Segundo uma tradição muito antiga, o primeiro exilado nesta ilha terá sido o poeta Hozumi no Asomioyu, que ali chegou em 722. O segundo, por ironia, haveria de ser o imperador que ali o exilara. Lá sofreu também exílio o monge budista Nichiren Daishonin, que para lá foi enviado por três anos, antes de receber o perdão, em 1274)



Do exílio voluntário

1. É exílio voluntário o abandono sem retorno de tudo o que, na pátria, nos impede de alcançarmos o objectivo da piedade. (...)

3. Posto que um profeta é, como diz o Senhor, invariavelmente desprezado na sua pátria (cf. Jo. 4,44), zelemos para que o nosso exílio voluntário não se nos torne ocasião de vanglória. Pois um tal exilar-se é apartar-se de todas as coisas para tornar em si inseparável de Deus o pensamento. O exilado é o amante, e o artesão, da permanente aflição. O emigrante, aquele que se furta a toda a ligação com os seus parentes, como se de estranhos se tratasse.

São João Clímaco, “A Escada Santa”, degrau terceiro, vers. 1 e 3


(Fonte: Saint Jean Climaque, "L´Échelle Sainte", Ed. Abbaye de Bellefontaine, Bégrolles-en-Mauges, 1978, pág. 47 e seg.)

1 comentário:

Paulo Borges disse...

Damien, como me tocam, esta imagem e texto!

Só lamento não honrar os teus e vossos posts com mais e melhores comentários, mas o tempo foge-me para o tudo-nada que, no habitual desatino, ando a (não) fazer.