O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 21 de outubro de 2008

O Sonho de Dante - Beatriz e Isis

À procura de Beatriz parte em viagem, que é iniciação de Amor, o barco que aportou à ilha do fim. O guia vê a donzela a sonhar de olhos fechados, e passa para além dela para não a acordar. Um halo de luz resplende do seu rosto extasiado. É um momento que não pode ser interrompido, nem por mortos nem por vivos. Grita para o comandante que não a viu, que só sonhou uma boca entreaberta e que das mãos em asa entrelaçada, teria visto a divina pomba deixar nesse regaço uma rosa de luz. O comandante, o fiel, deixou cair duas grossas lágrimas que formaram um rio a correr debaixo dos olhos. A figura do fiel traz na mão aberta em palma a luz da vida, mas Beatriz não a vê. Dorme ou sonha enlevada e extática. Contempla o céu e a terra. Esquecida do Amor e do sabor dos frutos da terra. O pintor guarda a mulher na luz que a envolve e pinta na fronte do homem uma serpente. A mulher acorda dos mistérios de Isis e segura na rosa. Cresce com ela a saudade do rei, cresce na flor do tamarindo até ao fim do tempo. Até ao fim do ritual onde o filho eterno se consome na chama. Senhora da Saudade, Beatriz, aspira pelo corpo do seu marido, nem vivo nem morto o encontrará; nem na terra nem no mar. Uma estátua de sal se abrirá no centro dessa dor.

4 comentários:

Unknown disse...

E o centro da chama é frio...

Anónimo disse...

Anita,

Podes clarificar o teu comentário?

Um abraço

Unknown disse...

"no centro dessa dor"

que no centro dessa dor... não há dor...

Abraço.

Unknown disse...

tal como no centro de um tornado há vácuo.