O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 5 de outubro de 2008

Compre-ender

"As palavras não fazem o homem compreender, é preciso fazer-se homem para entender as palavras."
Herberto Helder

Podemos ensinar a melhor teoria, dar o melhor conselho, inclusive aquele que já foi por nós confirmado, enquanto aquele a quem o damos não se fizer a si próprio como pessoa, ou se conceber a si mesmo como tal, nenhuma palavra lhe será útil.
Onde se aprende então a Ser pessoa?
Em que escola - da vida? Na escola que nos torna em pessoa que se compra?
Onde está a escola que permite que -a- Pessoa se cumpra?

(30-3-08)

Saúde, Paulo! Neste muito teu, mas sempre Nosso, dia mundial dos professores, nada melhor do que teimar sempre em ser aluno, não fosse todos andarmos na mesma Escola desde o Princípio.

2 comentários:

Paulo Borges disse...

Saúde, Anita! Saúde e An-arquia!

Unknown disse...

É, a Anarquia do Amor e da Liberdade plena...