O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Morte de Pierre Weil, psicólogo e filósofo Francês, fundador da UNIPAZ, sediada em Brasília: Mensagem de Jean-Yves Leloup


Pierre Weil (Estrasburgo, França, 1924 - Brasília, Brasil, 2008)
UNIPAZ
Nosso amigo Pierre Weil nos deixou - ele deixou seus limites para ser "um" com este Infinito cuja intuição e pressentimento ele tinha desde a sua mais tenra infância.Sentiremos falta da sua presença forte e frágil ao nosso lado, temos o direito de chorar... no entanto, devemos nos lembrar das suas palavras:"Saibam que a morte não existe enquanto desaparecimento definitivo da nossa existência; é apenas uma transformação, uma mudança de estado de consciência, comparável ao sonho e ao sono profundo...Se compreendermos isso, poderemos ficar contentes, lúcidos e estar em paz... enviem do fundo do seu coração um voto para que este estado se comunique a todos os seres vivos..."Nossas lágrimas serão, então, como as lágrimas do mestre, que ele frequentemente mencionou: lágrimas de compaixão.Que as sementes de consciência e de paz que ele plantou em nós e nas obras que ele fundou continuem a florescer e a dar o seu fruto.De agora em diante, que a sua presença, "clara e infinita luz", nos acompanhe...
Jean-Yves Leloup
P.S.: Não poderei estar com vocês no dia de hoje, mas vocês sabem que o meu coração está próximo do de vocês e do de Pierre. Meu grande abraço a todos.
Original em língua Francesa:
Notre ami Pierre Weil nous a quitté - il a quitté ses limites pour être "un" avec cet Infini dont il avait dès son plus jeune âge l'intuition et le pressentiment.Sa présence forte et fragile à nos côtés va nous manquer, nous avons le droit de le pleurer... mais il faut pourtant nous souvenir de ses paroles :"Sachez que la mort n'existe pas en tant que disparition définitive de notre existence ; c'est seulement une transformation, un changement d'état de conscience, comparable au rêve et au sommeil profond...Comprenant cela, vous pouvez être heureux, lucides et en paix... émettez du fond de votre coeur un voeu pour que cet état se communique à tous les êtres vivants."Nos larmes deviennent alors comme celles du maître dont il nous a souvent parlé : des larmes de compassion.Que les semences, de conscience et de paix qu'il a déposées en nous, et dans les oeuvres qu'il a fondées continuent à fleurir et à porter du fruit.Que sa présence, désormais "claire et infinie lumière", nous accompagne...
Jean-Yves Leloup
P.S. : Je ne peux pas être avec vous aujourd'hui, mais vous savez que mon coeur est tout près du vôtre et de celui de Pierre. Je vous embrasse.

1 comentário:

Paulo Borges disse...

Já sabia desta partida. Tive a oportunidade de o conhecer, há uns dez anos, na Dordogne, em França, onde ele fez um retiro tradicional budista, de três anos, três meses e três dias, orientado pelos meus mestres.

Faço votos de que entre e permaneça na Luz da Grande Perfeição, para bem de todos os seres!

Estudemos a sua obra, vasta e profunda como o espaço.