O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Transfiguração de Jesus



Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e levou-os, só a eles, a um alto monte. Transfigurou-se diante deles: o seu rosto resplandeceu como o Sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. Nisto, apareceram Moisés e Elias a conversar com Ele. Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» Ainda ele estava a falar, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e uma voz dizia da nuvem: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o.»
Ao ouvirem isto, os discípulos caíram com a face por terra, muito assustados. Aproximando-se deles, Jesus tocou-lhes, dizendo: «Levantai-vos e não tenhais medo.» Erguendo os olhos, os discípulos apenas viram Jesus e mais ninguém.
Enquanto desciam do monte, Jesus ordenou-lhes: «Não conteis a ninguém o que acabastes de ver, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.»
Mt 17, 1-9

4 comentários:

Paulo Borges disse...

Trazemos connosco esta possibilidade e fazemos da vida a morte de lhe voltarmos as costas...

Anaedera disse...

Sim, a importância que dei a mim, fez com que me esquecesse mais uma vez de quem sou.

Bom, é que alguém faz sempre com que continue a relembrar-me. E assim lá morri e vou renascendo de novo.

(Obg pelas vossas palavras, nem imaginais como têm sido importantes esta semana...ufff)

Anaedera disse...

Posso deixar-vos uma questão?
A propósito da mensagem editada, e da figura de Elias. Quem é ele para vós? O que vos diz?

baal disse...

o segredo da transcendência, do não-desvelado que nos tolhe os movimentos na direcção da felicidade, nunca saberemos... nunca seremos... esta é mais uma forma de não se cumprir o homem e a humanidade.