O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Caça

«Não será coisa mais fatigante do que agradável ouvir latir a ladrar os cães? Será mais agradável ver um cão correr atrás de uma lebre do que vê-lo correr atrás de outro cão? Se é a corrida que dá prazer, ela existe em ambos os casos. Não será antes a esperança de ver o morticínio e a carnificina que tornam a caça apaixonante? Como não preferir abrir a alma à piedade, como não ter horror dessa carnificina em que o cão forte, cruel e ousado, dilacera a lebre fraca, tímida e fugitiva?
Tomás Morus, A Utopia, tradução de José Marinho, Guimarães editores, Lisboa, 2009, p.112

1 comentário:

Anónimo disse...

Não existe, creio, tal ser na humanidade, assim tal como se "lebre e fraca, tímida e fugitiva", nem tal como "o cão forte, cruel e ousado", apesar de haver na humanidade quem se dê a espectáculos de "prazeres de morte" seja do que for...

Ainda temos o pensamento moldado em termos de "caça" e até do chamado "mal menor" mais do que supomos!...

Correr ou outro exercício saudável para a mente ou para o espírito tem como fronteira o estrito e rigoroso dever e dádiva da compaixão por todos: "Respeitando os animais, respeitamo-nos mais!"

P.S. Acho que saiu um slogan, mas não está bem conseguido, apesar de verdadeiro!:)

Um abraço, Kunzang Dorje.