O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quarta-feira, 29 de abril de 2009

Despertar

Se levarmos a sério o desejo de despertar, precisamos de força para renunciar às coisas que têm um grande significado para nós e precisamos de uma grande dose de coragem para nos pormos sozinhos ao caminho. Aqueles que não andam atrás de elogio e ganho, aqueles que não fogem da crítica e da perda, podem ser estigmatizados como anormais ou mesmo loucos. Quando observados a partir de um ponto de vista comum, os seres despertos podem parecer loucos porque não negoceiam, não podem ser seduzidos ou agitados pelo ganho material, não se aborrecem, não procuram emoções fortes, não têm reputação a perder, não se conformam com regras de etiqueta, nunca usam a hipocrisia para proveito pessoal, nunca fazem coisas para impressionar as pessoas e não exibem os seus talentos e poderes como um fim. Porém, se isso constituir um benefício para os outros, estes santos farão tudo o que for necessário, desde ter um comportamento perfeito à mesa até dirigir uma das maiores empresas do mundo.

O Que Não Faz De Ti Um Budista, Dzongsar Jamyang Khyentse, Ed. Lua de Papel

7 comentários:

Anónimo disse...

Isto é que vale a pena ler.

baal disse...

que jogo estranho, abdicar de ser para não ser, sendo aquilo que os outros querem ser e para mais acrescentando santidade...

tótó disse...

baal, precisas de óculos no espírito?

baal disse...

dirigir uma grande empresa em benefício dos outros... é mesmo de tótós.

tótó disse...

é, para os maniqueístas e moralistas como tu, que não vêem que tudo pode ser utilizado e útil para alguém

Anónimo disse...

despertar não é para todos

Paulo Borges disse...

O mundo dorme e deus ressona. Quando tocará o Despertador?