O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 7 de abril de 2009

"Com uma tal falta..."

"Com uma tal falta de literatura, como há hoje, que pode um homem de génio fazer senão converter-se, ele só, em uma literatura? Com uma tal falta de gente coexistível, como há hoje, que pode um homem de sensibilidade fazer senão inventar os seus amigos, ou, quando menos, os seus companheiros de espírito?"

- Fernando Pessoa, fragmento de um prefácio projectado para "Ficções do Interlúdio", in Obras, II, organização, introduções e notas de António Quadros, Porto, Lello & Irmão, 1986, p.1022.

7 comentários:

Anónimo disse...

Muito certeiro e muito a propósito, meu amigo Paulo. Grata por esta.

platero disse...

Paulo
grato pela revelação da revelação
abraço

Paulo Borges disse...

Grato pela vossa gratidão. Mas certeiro porquê e a propósito de quê, Saudades? Temo que a minha intenção com este post seja mal interpretada.

Anónimo disse...

Não foi, Paulo. É de tal forma verdadeira a proposição de Pessoa e, sendo eu, como sabe, grande admiradora da sua obra e entendimento da actualidade do sentido do seu post. Pois... grata estou.


Um abraço e Saúde, Paulo.

olho cego disse...

Será também por isto que nas comunicações mediúnicas que recebeu os espíritos chamaram a Pessoa "masturbador"?

Anónimo disse...

Pessoa perdeu-se e perde-nos

olho gego disse...

Pessoa é um mito triste. Um infeliz famoso após a morte.