O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 7 de abril de 2009

Nós e o Universo somos Um

"O Homem, de facto, é mais do que um corpo físico, pois, dizem-nos todas as Tradições, ele é constituído por um Espírito, uma Alma e um Corpo, ele próprio englobando diversos corpos mais ou menos subtis e espirituais; é o que permite ao homem estar em movimento, e o movimento é a vida.
O mundo exterior é o espelho no qual o homem deve ver-se e aprender a reencontrar o milagre central que faz a sua vida: O Primeiro Ser, a Semente comum que religa interior e exterior; sendo o exterior, no fundo, a parte invisível do homem que ele deve reconhecer, amar e respeitar."


"O Homem vivo, enquanto resumo do mundo, é chamado Microcosmo, possui um Espírito, uma Alma e um Corpo em movimento, e este movimento é-lhe dado na sua vida ao nascer, gratuitamente, pelos quatro elementos que são o Fogo, o Ar, a Água e a Terra, e que formam o seu corpo."

Tony Ceron

4 comentários:

luizaDunas disse...

A sorrir, com um piscar de olho a ti, Fragmentus.

Semente disse...

Luiza,

as palavras que aqui deixa fazem para mim TODO o sentido do meu 'ser'. É assim que me sinto, de facto. Já o escrevi várias vezes, embora em textos menos emplumados e mais salgados ;)

Concordo plenamente com os pedaços do Tony que nos deixou. Sinto para mim mesma que tudo isso faz sentido.

Obrigada pela partilha.
Deixo aqui beijos enormes para a querida amiga Fragmentus*

guvidu disse...

Adorei Luiza, estou-lhe tão grata por referir o soham, essa energia vital de corpo/mente/espírito que nos (re)constitui como fragmento de macrocosmos, fogo, ar, água, terra e acrescento...Amor: Baba Nam Kevalam!

Vou reler, pensar, fluir e sempre sorrir por esta sua gentil, e sábia, (com)partilha.

Bj luz e paz

Unknown disse...

ola, gostaria de saber de quem é a frase: "Nós e o universo somos um"
Obrigado!!!
Nereida
prof_nereida@hotmail.com