O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 19 de abril de 2009

Sobressaltos - "[...] senhor absoluto do interstício e do intermédio, do que na vida não é vida"

[fala do Diabo] "A verdade, porém, é que não existo - nem eu, nem outra coisa qualquer. Todo este universo, e todos os outros universos, com seus diversos criadores e seus diversos Satãs - mais ou menos perfeitos e adestrados - são vácuos dentro do vácuo, nadas que giram, satélites, na órbita inútil de coisa nenhuma.
[...]
Sou eu. Sou aquele que sempre procuraste e nunca poderás achar. Talvez, no fundo imenso do abismo, Deus mesmo me busque, para que eu o complete, mas a maldição do Deus Mais Velho - o Saturno de Jeová - paira sobre ele e sobre mim, separa-nos, quando nos devera unir, para que a vida e o que desejamos dela fossem uma só coisa.
[...]
De tudo quanto não vale a pena ser faço eu meu domínio e meu império, senhor absoluto do interstício e do intermédio, do que na vida não é vida. Como a noite é o meu reino, o sonho é o meu domínio. O que não tem nem peso nem medida - isso é meu"

- Fernando Pessoa, A Hora do Diabo, edição de Teresa Rita Lopes, Lisboa, Assírio & Alvim, 1997, pp.29-30 e 31-32.

12 comentários:

Gap var Ginnunga disse...

Senhor de tudo o que é tépido, de tudo o que é cobarde, de tudo o que é feito por "conveniência"?

Paulo Borges disse...

O frio da Noruega não deve impedir ler com atenção. Esse nome merece ser honrado.

afhahqh disse...

Simplesmente lindo.

Anónimo disse...

Serás o "King of Gaps"?

Andrei Tarkovsky disse...

Pois é, mas quem tem a coragem de evitar a tentação do interstício e do intermédio e sacrificar tudo o que ama para salvação de todos os seres, como o mostrei no filme "O Sacrifício"?

Odin disse...

E quem tem a ousadia
de dar o seu olho direito
e se pendurar a preceito
em troco da Sabedoria,
e receber de surpresa
o dom da Poesia?

Bendito seja o diabo
que a todos levante o rabo
da poltrona da indiferença.
O espírito de aventura se aprende,
não é coisa do passado,
nem delírio de demente,
nem marca de nascença.

Paulo Borges disse...

Andrei, porque haverá incompatibilidade entre o interstício e o sacrifício pelo bem universal? Tenho esse teu filme como uma grande referência.

carrascalinho disse...

O que é a vida?
A vida é o mal. A expressão última da vida terrestre
é a vida humana, e a vida dos homens cifra-se numa
batalha inexorável de apetites, num tumulto desordenado
de egoísmos, que se entrechocam, rasgam, dilaceram. O
Progresso, marca-o a distância que vai do salto do tigre,
que é de dez metros, ao curso da bala, que é de vinte
quilómetros. A fera, a dez passos, perturba-nos. O
homem, a quatro léguas, enche-nos de terror. O homem
é a fera dilatada.

Guerra Junqueiro

Paulo Borges disse...

Sem mais. O "Progresso" é uma invenção dos mandarins do mundo, religiosos e políticos, para manterem o rebanho na expectativa, sem se libertar da vida egocêntrica e samsárica.

tudo o que é tépido disse...

o que é o samsara?

Anónimo disse...

o círculo vicioso da confusão mental e emocional que te faz sofrer, nascer e morrer, sem parar

tudo o que é tépido disse...

fico mais descansada, sam-sarada!