O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quarta-feira, 29 de abril de 2009

11º Encontro Inter-Religioso de Meditação - Hoje - 29 de Abril - 19 h

A União Budista Portuguesa convoca toda a comunidade budista e não budista a associar-se a este 11º encontro de praticantes de diferentes tradições e religiões para vivermos, em silêncio meditativo, a experiência da presença em comum perante o que para cada um for mais sagrado.
Lembramos que este encontro - cuja feliz iniciativa partiu da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã e que foi por todas as principais comunidades religiosas portuguesas entusiasticamente recebida - corresponde plenamente ao compromisso que a União Budista Portuguesa recentemente assumiu com Sua Santidade o Dalai Lama de tudo fazer para promover a harmonia inter-religiosa em Portugal, um dos próprios empenhos fundamentais de Sua Santidade.

Começaremos com breves leituras de textos representativos da espiritualidade de cada tradição, intervalados por três minutos de meditação sobre cada um, seguindo-se 25 minutos de meditação em silêncio. No final haverá a possibilidade dos participantes partilharem a sua experiência.

Contamos com a vossa presença e divulgação desta experiência pioneira em Portugal.
Para que o diálogo inter-religioso se enraíze no silêncio inter-religioso e na experiência da Paz profunda.

Pela Direcção da UBP
União Budista Portuguesa
Calçada da Ajuda 246, 1º Dtº, 1300-012 Lisboa
Tl: 213 634 363

sede@uniaobudista.pt
www.uniaobudista.pt
(Autocarros Carris 732, 729, Eléctrico 18 - sair em frente ao Jardim Botânico da Ajuda.)

5 comentários:

Pedro Nuno disse...

Na meditação transcende-se a religião. Que a meditação inter-religiosa se torne trans-religiosa!

Anónimo disse...

A religião e tudo o mais.

Anónimo disse...

Compreenda-se o que é a mente e ter-se-á compreendido tudo.

pessoal dos blogs disse...

nós não gostamos de estar em silêncio preferimos conversas de chacha pseudo-intelectuais

Anónimo disse...

Estive lá. o silêncio é de ouro.