O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Jalaluddin Rumi

Desde que chegaste ao mundo do ser,
uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses.
Primeiro, foste mineral;
depois, te tornaste planta,
e mais tarde, animal.
Como pode isto ser segredo para ti?

Finalmente, foste feito homem,
com conhecimento, razão e fé.
Contempla teu corpo - um punhado de pó -
vê quão perfeito se tornou!

Quando tiveres cumprido tua jornada,
decerto hás de regressar como anjo;
depois disso, terás terminado de vez com a terra,
e tua estação há de ser o céu.

.

Não durmas, senta-te com teus pares
A escuridão oculta a água da vida.
Não te apresses, vasculha o escuro.
Os viajantes noturnos estão plenos de luz;
não te afastes pois da companhia de teus pares.
Faltam-te pés para viajar?Viaja dentro de ti mesmo,
e reflete, como a mina de rubis,os raios de sol para fora de ti.

.

A viagem conduzirá a teu ser,
transmutará teu pó em ouro puro.
Sofreste em excesso por tua ignorância,
carregaste teus trapos para um lado e para outro,
agora fica aqui.

.

Na verdade, somos uma só alma, tu e eu.
Nos mostramos e nos escondemos tu em mim, eu em ti.
Eis aqui o sentido profundo de minha relação contigo,
Porque não existe, entre tu e eu, nem eu, nem tu.

.

Oh, dia, levanta-te! Os átomos dançam,
As almas, loucas de êxtase dançam.
A abóbada celeste, por causa deste
Ser, dança,
Ao ouvido te direi aonde a leva sua dança.

.

Ontem à noite, confidencialmente,
eu disse a um velho sábio:-
Não me esconda nada dos segredos do mundo!
Muito docemente, ele me disse ao ouvido:-Chut!
Podemos compreender, mas não exprimir!

.

Quero fugir a cem léguas da razão,
Quero da presença do bem e do mal me liberar.
Detrás do véu existe tanta beleza: lá está meu ser.
Quero me enamorar de mim mesmo, ó vós que não sabeis!

1 comentário:

Carmen Regina Dias disse...

apaixonei-me imediatamente, sou amante de Rumi, a serpente emplumada me fascina como nos tempos de eu menina...