O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Cristo e a energia sexual

"A energia sexual é uma energia temível, um "fogo divino" que tanto pode consumir-nos, destruir-nos e destruir o outro como divinizar-nos. Os impasses do mundo contemporâneo neste domínio, com as suas obsessões da fruição a todo o preço que não deixam lugar algum à fragilidade, à solidão e à vulnerabilidade do ser humano, não podem ser esquecidos, nem a mercantilização do corpo e outras formas de pornografia.
A sexualidade, tal como a inteligência e a afectividade, se lhe falta orientação (oriente) não pode senão conduzir a abismos ou a regressões, e as tradições cristãs têm a sua responsabilidade neste domínio.

"A religião esqueceu-se de ensinar aos seus fiéis a arte de fazer amor. Ela faltou ao seu dever ao negligenciar a disciplina espiritual da fruição física. Não quis estabelecer o elo entre a teofania da sexualidade, que deixou cair no esquecimento, e as outras teofanias descritas nas Escrituras (das quais faz parte o Cântico dos Cânticos) [Matthew Fox, Le Christ Cosmique, Paris, Albin Michel, 1995, p.261].

Restituir ao Cristo uma sexualidade humana e verdadeira, é restituir ao ser humano a possibilidade de viver espiritualmente esta dimensão inevitável de si mesmo, porventura mesmo de a transfigurar e encontrar o Sol aí onde se o tinha habituado a não ver senão sombras"

- Jean-Yves Leloup, "Tout est pur pour celui qui est pur". Jésus, Marie-Madeleine, l'Incarnation, Paris, Albin Michel, 2005, p.138.

(Em homenagem a um dos pensadores contemporâneos mais profundos, no momento em que aceitou o convite para uma conferência na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 22 de Abril: ver Actividades, neste blogue)

4 comentários:

Ana Margarida Esteves disse...

Pois é ... O preço que eu tenho a pagar por estar tão longe é o de perder eventos tão importantes como o casamento dos meus melhores amigos e preciosidades como a visita a Portugal de Jean-Yves Leloup, um dos meus autores favoritos ... Ai, ai, ai a dor da distância ...

Anónimo disse...

Ter esquecido as asas e a luz de Eros, convertendo-no num mero Cupido lúbrico, ou posto ao serviço da reprodução, é de facto um dos grandes males da nossa civilização... Que se tornou rentável, pois enche os consultórios dos mais variados terapeutas...

Anónimo disse...

E os bolsos ávidos de lucro, que o instrumentalizam de todas as formas para nos prenderem ao isco das imagens publicitárias, cada vez mais sexualizadas...

Ana Margarida Esteves disse...

Pois é, pois é ... O padre e o pornógrafo precisam um o outro para manterem os seus empregos ... Se um deles desaparecer, o outro fica desempregado ...