O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Shiva-Diónisos

"Chega-se ao amor divino através do amor carnal" (S.Bernardo).
"Shiva é o princípio do prazer erótico, não da fecundidade. Errando pela floresta, espalha o seu esperma com práticas masturbatórias. Inspira o desejo, a folia erótica. O seu filho Skanda nasceu sem a intervenção de um elemento feminino. Toda a beleza, toda a alegria do mundo se manifestam com uma explosão erótica. As flores deitam o seu pólen ao vento. A fecundação não é senão um infortúnio numa manifestação de alegria erótica. O eros não conhece diferença de sexos, de objectos. É um impulso interior que se lança para a beleza, para a harmonia. A criação do mundo é um acto erótico, um acto de amor, e tudo o que existe leva esse sinal, essa mensagem. Nos seres vivos tudo está organizado em função dessa expressão de prazer, de alegria, de beleza, de felicidade, que é a natureza divina e secreta de todos os seres existentes."

"Possuímos somente alguns indícios em relação aos rituais eróticos praticados nos grupos dionisíacos ou nas organizações iniciáticas ocidentais. São contudo suficientes para nos levarem a compreender que correspondem quase exactamente, tanto na teoria como na prática, aos rituais descritos de forma particularizada nos Purana e nos Tantra."

Alain Daniélou, Shiva e Dioniso

2 comentários:

Anónimo disse...

Ó mundo Jardim de Delícias, Ilha dos Amores, para quando redescobrir-te ?

Anónimo disse...

"Aquele que é senhor de si
Experimenta as delícias
De estar mergulhado
Num oceano de ambrósia"
Shiva, o Senhor-do-Sono - Pushpadanta