O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

ARMISTÍCIO

"Propões-te a finalidade ecuménica da paz universal? Foste preso por isso? É bem feito. Não és melhor que o teu carcereiro, visto que como ele te fazes desentendido na questão decisiva: como atingir a paz com os olhos postos num só deus, se as guerras são fornecidas pela nossa fé na vitória sobre a serpente da fé dos outros? A única coisa que podes fazer pela paz é não desfraldares a insígnia da tua crença num só deus. Porque os homens só serão unidos quando acreditarem em todos os deuses. Assim subirão ao píncaro espiritual de onde se abrange todo o universo. A humanidade que se coroa a si mesma. O Pentecostes.” (Natália Correia, O Armistício )


Quando se afirma a falsidade de algum deus, pode dar em guerra...

"Tal é o mistério do Espírito Santo, que nos abandona quando molestamos uma das suas células.”(Natália Correia, ibidem)

2 comentários:

João Beato disse...

Obrigado por esta grande oportunidade de todos podermos crescer. Um grande abraço a todos.
É a hora!

Ana Margarida Esteves disse...

Nossa Senhora traindo Jahveh com Odin ... Yemanja em conubio com Krishna ... Zeus e Atena concebendo a Grande Mulher Branca dos indios Cheyenne ...

Jahveh saindo do seu isolamento e apaixonando-se pela Grnade Mae dos Yanomami ...

Gosto disso, sim senhor!