O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

pois é...será?

'é por isso que o filósofo tem muito pouco prazer em discutir. os filósofos fogem quando ouvem a frase: vamos discutir um pouco.
as discussões são boas para as mesas redondas, mas é sobre uma outra mesa que a filosofia joga os seus dados cifrados.
as discussões o mínimo que se pode dizer é que elas não fazem avançar o trabalho, já que os interlocutores nunca falam da mesma coisa.'

gilles deleuze-félix guattari, o que é a filosofia?

3 comentários:

Paulo Borges disse...

baal, às vezes penso que em filosofia nunca e sempre se fala do mesmo!... Não será?...

baal disse...

a questão é mesmo essa, a tentativa de solução é o plano de imanência deleuziano, uma nova conceptualização do próprio conceito numa perspectiva não proposicional. por agenciamento o conceito é fragmentário e seria reunido num novo plano (ante-ontológico) o problema (e é de problematizar que falamos) é o que consideramos o plano e em que tempo seria definido, num tempo intempestivo (aion)? novos conceitos para um novo plano problematizante da realidade actual?
é evidente paulo que tentativa de solução é 'força de expressão' é o começo do percurso a realizar.

platero disse...

BAAL

e eu a pensar que a FILOSOFIA era uma espécie de preparação para a luta verbal.
Como que um Judo, que me parece uma boa prática pelo menos de autodefesa.

Olha, deixa

abraço