O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 2 de março de 2008

Sei que isto vem fora de contexto ...

... e não quero distrair-vos do belíssimo post da Isabel, mas os Apocalyptica vêm a Lisboa a 5 de Junho, no âmbito do "Rock in Rio". Embora não seja grande apreciadora de mega-festivais ultra-comerciais, abro uma excepção para este grupo Finlandês (eu e o meu fetiche pelo Norte dionisíaco e pagão;-) ) que mistura "heavy metal" com harmonias e instrumentos clássicos. Acho-os muito bons. Se vocês apreciam este género de paradoxos, desafio-vos a se juntarem a mim. Quem se dispõe?

Já agora, acho que não está assim tão fora de contexto, tendo em conta que "Tenebra Deus est" e o nosso gosto por paradoxos do género de seres existentes que nunca chegaram a existir, etc;-) ...

Depois poderíamos ir beber uns copos á tasca do Tizé ... Quem sabe convencemos os "headbangers" Finlandeses a se juntarem a nós;-) ...

4 comentários:

Anónimo disse...

Apocalíptico só o silêncio... Aí se revela o que nunca começou. Eu próprio.

Manuelinho disse...

Eu começava pelos copos... E o Rumî também... Já agora, erguemos a taça matinal à tua saúde ! Espero que recebas, aí em terras puritanas, esta bênção do deus Liber !
Sabes, o Rumî está-me aqui a dizer que, lá no Afeganistão e por onde andou, só se embriagava de vinho espiritual... Mas agora, que descobriu o tinto alentejano... Diz que, além de espiritual, também tem o resto... O resto ?... Agora lembrei-me de uma tasca que fica ali numa povoação, prós lados de Porto Covo, chamada Deixa o Resto ! Belo nome ! Bora amigo, que se formos já ainda lá chegamos a tempo de ver o sol pôr-se dentro de nós e contemplar a divina Treva !... Adeuzinho !

Isabel Santiago disse...

...numa terra de serpentes e emplumadas, perdem-se as peles e abrem-se as asas. Não há distracções! Há muitas concentrações do que cada um é, ao seu ritmo. Este é também um blogue musical. Um bom domingo.

Anónimo disse...

Pois claro, Manuelinho ! Lá no Afeganistão não há vinho p'ra ninguém... por isso mesmo veio para o Alentejo ! E, aí é que está bem... contigo, as lesmas e um bom tinto !