O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sábado, 15 de março de 2008

Que eu viva a graça de amar-te não apesar dos teus defeitos, mas por causa deles. Pois os teus limites iluminam a face do Absoluto.

PS - A minha querida Avó teve uma recuperação milagrosa:-)! Já anda, faz comida e voltou à vida de todos os dias, embora com algumas precauções resultantes da idade. Se tudo correr bem, ainda teremos entre nós uma das minhas vozes favoritas do Amor e da Sabedoria este Verão e, se a Providência quizer, este Natal e no próximo ano!

Muito obrigada a todos vocês que se preocuparam e me deram tanto apoio neste momento tão difícil.

10 comentários:

JoanaRSSousa disse...

;)
tudo de bom!

Anónimo disse...

Que bom , Ana Margarida!...
Assim,a minha princesa (capuchinho vermelho) já não tem que atravessar a floresta, para levar o cestinho, nem corre o risco de encontrar o "lobo mau"...

(brincadeirinha...)

Fico contente com as melhoras da sua avó, do coração:)

Ana Margarida Esteves disse...

Obscuro, a sua máscara humana é Tuga, Brazuca, ou uma mistura entre uma destas ilusões e outra ilusão nacional/étnica;)?

Ana Margarida Esteves disse...

Ou quem sabe, um "broda" dos PALOPS, ou um Português/Europeu/Brasileiro branco que é Africano de alma;)?

Anónimo disse...

Ana Margarida,

Vá ao post do António com o Pessoa ao colo, já lá estão mais vasinhos de manjerico do "Espírito Santo do Povo.»
Faça um "copy past" e comece a guardá-las para pôr nos vasos...Eu vou também guardar essas "prendas" que ainda não o fiz... não vá a serpente engoli-las...

Um dia faço umas quadrinhas dedicadas ao Espírito Santo dos bloguistas mais assíduos da Serpente... ou àqueles que julgo conhecer melhor...
Não é uma boa ideia?

:))

Ana Margarida Esteves disse...

Por acaso e, obscuro:)!

Beijinhos e um abraco de Manchester, Inglaterra,

A

Ana Margarida Esteves disse...

Ja tinha visto as quadrinhas, que sao deliciosas.

Mas ainda nao respondeste a minha pergunta ...

Ai que obscuro mais obscuro,
que obscuro mais malandreco;) ...

Essas referencias a Serra do marao, a Africa e mulheres de pele negra e dourada, a Lisboa e a sua magia, ao Brasil, a um Norte que me parece mais a norte que o Norte Portugues ...

Que puzzle, que labirinto Quinto-Imperial ...

Fazes de proposito, nao e obscuro;)?

Nao faz mal, assim o jogo fica ainda mais fascinante e enriquecedor:)!

Vou guardar as quadrinhas, concerteza. Faz entao umas quadrinahs para nos para depois partilharmos em pessoa no nosso encontro e no dia de Santo Antonio.

Anónimo disse...

Ana Margarida, Ana Margarida...

Não, não faço de propósito... Sou deste mundo e do outro...
Todas as referências que muito bem observaste são reais.

O que tu queres saber não tem qualquer interesse. Sou preto? sou branco? Azul? Se tenho bracinhos, mãozinhas, perninhas... Conhecer pelo lado de dentro é um privilégio e um desaio muito mais enriquecedor, como tu mesma dizes.

Também sou curioso...um bocadinho..

Como me imaginarás tu, do lado de fora?

Ana Margarida Esteves disse...

Como te imagino do lado de "fora"? Um rapaz dinamico, sorridente, de gargalhada cristalina, que reflecte o que ha de bonito e divertido em ti. Foliao, "bom vivant". Porque?

Ana Margarida Esteves disse...

Mas a serio, qual e a fronteira entre o "interior" e o "exterior"? "Alma" e "corpo", "espirito" e "identidade"? Nao fazem parte da mesma ilusao que o ser?

Espero nao te estar a ofender, obscuro, mas a serio, que e que se ha de valorizar tanto o abstracto, o que e perceptivel o espirito e desvalorizar o que e perceptivel aos olhos ou aos outros sentidos?