O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 4 de março de 2008

A experiência do absoluto na espiritualidade oriental e Marcha pacífica de protesto contra a violação dos direitos humanos no Tibete

Caros Amigos, falarei amanhã, 5 de Março, pelas 18.00, sobre "A experiência do absoluto na espiritualidade oriental (hindu, budista, taoísta)", no Auditório dos Amigos dos Castelos, R. Barros Queirós, 20, 2º, Lisboa (junto ao Rossio / Martim Moniz). A entrada é livre. Informações: tel. 218885381.
Mas convido-vos sobretudo para a Marcha pacífica de protesto contra a violação dos direitos humanos no Tibete, na próxima 2ª feira, 10 de Março, com concentração no Rossio, pelas 18.30, de onde seguirá para o Largo de Camões e para o Cais do Sodré (Ver Actividades, na coluna da direita deste blogue). Apareçam e divulguem ! Não basta publicar textos e fotos giras, é também preciso agir, enquanto no mundo houver quem sofra. E, acrescento, tanto mais quanto mais achamos que tudo isto é ilusão. Porque, se assim é, pode mudar e/ou desaparecer. Abraços.

8 comentários:

Anónimo disse...

Isso mesmo Paulo ! "é também preciso agir enquanto no mundo houver quem sofra". E, sendo assim, VAMOS TODOS !
Pelo Tibete, pelos direitos humanos, por todos os seres... deixemos os posts para o dia seguinte.

Ana Moreira disse...

Lá estarei!

Ana Margarida Esteves disse...

Estarei lá em pensamento.

Um forte abraço.

Anónimo disse...

Karl Marx,
se ainda estás por aqui... anda, vem, junta-te a nós nesta marcha pacífica...

Anónimo disse...

Nós também vamos ! Na verdade somos bem mais reais do que vós, nossos criadotres e consumidores, pois ao menos sabemos que somos ficção !...

Anónimo disse...

Cuidado é com a conferência sobre o absoluto... É capaz de não se passar nada !...

Anónimo disse...

se não se passa nada era fixe ir, pena que tenho aulas às 18.

Anónimo disse...

Com o Absoluto: Nada acontecerá ! Vinde !