O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 14 de julho de 2009

Inscrições abertas até 28 de Agosto. Informações: 217920000

12 comentários:

Sinopse disse...

Sinopse do curso: Este curso permitirá uma introdução às tradições filosóficas e culturais cultivadas na Ásia (Hinduísmo, Budismo, Confucionismo, Taoísmo, entre outras) possibilitando o conhecimento dos seus principais ensinamentos filosóficos, bem como das suas diferentes práticas, em particular aquelas que se reflectem na vida artística dessas comunidades. Será igualmente dada importância ao modo como o pensamento e a sabedoria oriental reequacionam a relação do homem com o mundo, criando soluções novas para os dilemas com que as sociedades e os indivíduos hoje se confrontam, e serão abordados aspectos fundamentais da relação da cultura e da filosofia portuguesas e ocidentais com as culturas orientais.


Público-alvo: este curso destina-se a todos os que pretendam compreender as culturas orientais e o fenómeno de ressurgimento e popularização do interesse por elas, bem como desenvolver o diálogo intercultural.


Responsáveis científicos: Carlos João Correia; Paulo Borges
Equipa de docentes: Paulo Borges; Carlos João Correia
Outros Docentes: Filipa Afonso, Ana Cristina Alves, Fabrizio Boscaglia, Duarte Braga, Antonio Cardiello, Bruno Béu Carvalho, Renato Epifânio, Paulo Guedes, Miguel Gullander, Dirk Hennrich, Beatriz Lobo, Rui Lopo, Joana Luís, Vasco Marques, Paula Morais, Lavínia Pereira, Amon Pinho, Romana Pinho, Ricardo Ventura.


Seminários:


1. Filosofia Clássica Indiana (1ºsemestre)
2. Introdução ao Budismo (1ºsemestre)
3. Oriente/Ocidente: diálogos e cruzamentos (2ºsemestre)
4. O Budismo e o Extremo-Oriente (2ºsemestre)


Unidades de Crédito: 60 UC
Horário do curso: pós-laboral
Propinas: a serem definidas pela Universidade de Lisboa
Data-limite das candidaturas: 28 de Agosto de 2009


Para mais informações:
http://www.carlosjoaocorreia.com/oriente


Contactos:
Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Tel: 21 7920050
Fax: 21 7960063


E-mail:
pauloaeborges@gmail.com;
carlosjoaocorreia@gmail.com;
filomena.martins@fl.ul.pt

Paulo Borges disse...

Nunca pensei agradecer a uma Sinopse! Muito grato!

Sinopse disse...

De nada. Espero que esteja tudo correcto.

Preocupada disse...

O que é para a Faculdade de Letras horário pós-laboral?

saberás caríssima Sinopse?!

Sinopse disse...

Isso. Preocupa-te... porque 17h20 não é propriamente um horário pós-laboral. As pessoas com horários "normais" nunca poderão frequentar esse curso!

Preocupadíssima disse...

Nem outros interessantes! De facto, preocupa-me e entristece-me...mas esta será a minha carta ao mundo que nunca me respondeu...Obrigada Sinopse pela tua compreensão.

Paulo Borges disse...

Faremos o possível, mas os horários são complexos e não dependem só dos professores...

Sinopse disse...

Afinal, quem sabe, a tua tristeza ainda dê lugar à alegria. Tem fé... Mas por curiosidade... quais são as tuas propostas? Que seja ao Sábado de manhã? Como fazem na UNL. Não era nada má ideia...

Sinopse disse...

Já agora, Paulo, publica também o outro curso porque parece que os preocupados com este mundo e os outros também querem saber dele. Se estiver ao meu alcance serei a sinopse,

a Sinopse (dada a sinopses).

Preocupadíssima disse...

Por exemplo, cara Sinopse. Mas também que de um semestre para o outro não variassem o dia da semana porque os horários dos mortais não mudam em função dos cursos que o espírito exige frequentar.
Mas também sei das dificuldades de fazer horários e das condicionantes de quem os faz. Mas como diria a minha mãe,"o não já o levas, mas propõe, pode ser que alguém te escute...e diga sim!"

Mas a minha mãe não acreditava na complicação do mundo. Eu ainda o complico mais...por isso sou Preocupadíssima.

enquadrando disse...

Mestre, tu que ensinas a vacuidade do patriotismo, o que dirás no curso para além dos livros que escreves?

paciente disse...

Pronto, pronto. Vá deitar-se avô. Já passou.