O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sábado, 27 de setembro de 2008

Topázio

Segundo a lenda, na ilha de Cytis, no Mar Vermelho foi encontrada uma pedra à qual deram o nome Árabe topazas = procurado e encontrado. Desde há muitos anos que se atribuem ao Topázio efeitos curativos, ao nível da visão, entre outros e, refrescantes, além de trazer beleza e inteligência. Em 1679, Adamus Lonicerus escreve no seu livro Kräuterbuchs Siebender Theil "ele apaga a chama do impudor".
Fotografia: anónimo
O topázio brasileiro "El Dorado".
Considerado o maior do mundo.
31 mil quilates (cerca de 6,2 kg).
Descoberto em 1984.
Valor incalculável.
VT

2 comentários:

Semente disse...

Gosto do nome e da palavra em si mesma: "Topázio"

Neste momento em que leio, penso que gostaria que uma criança que um dia nascesse de mim, se podia chamar Topázio.

Gosto do nome*

Anónimo disse...

Já agora... Toma lá mais um abraço!