O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 15 de setembro de 2008

The Boys of Summer (Don Henley)

Daria tudo por tudo para voltar atras e nao mais desperdicar a minha infancia e adolescencia Algarvia da maneira que desperdicei ... Trocando o sol, o mar e a sensualidade do Sul por algo que se revelou nao ser nada mais do que uma balela ...

Mas nunca e tarde demais para se recuperar o "ser-se crianca". Agora, dou tudo por tudo para nunca mais deixar a vida de sol, mar e sensualidade que a Providencia me esta ofertando em terras ainda mais a Sul. Nunca mais voltarei a desdenhar da Providencia, e nunca mais voltarei a acreditar em balelas. Agora e de vez. Nunca mais quero ter vontade de cantar esta cancao de despedida de tudo o que ha de mais belo. Em vez de me despedir, quero dissolver-me nessa beleza.

Bem hajam.

7 comentários:

rmf disse...

Entendo perfeitamente - embora não sabendo as razões - o que é trocar o mar pela montanha... o litoral pelo interior... o mar pela profundidade.

Esta tua mensagem, verdadeiramente, diz-me muito.
Viverei com isso e deixarei que as montanhas me abracem, numa tentativa vã de esquecer o mar... ou o Tejo.

Saudade, este elemento...
Certeza, desta terra... telúrica o bastante. Um excesso de chão.

(12 minutos depois)

A providência concedeu-me este tempo, para te desejar, uma muito boa noite e dizer... já sinto falta desse mar, que por aqui me inunda, mas só em pensamento...

Bem hajas

Ana Margarida Esteves disse...

Olha Lux Cauldron, e trocar uma existencia de liberdade, luz e prazer de uma "Zorba" de saias (ja leste Nikos Kazantzakis?) pela ilusao de ser uma boa menina, seguir modelos predominantes de sucesso, aprender a gostar das musicas, do teatro, das roupas, da linguagem corporal e da maneira de ser que as pessoas supostamente "de sucesso" gostam, a viver numa cidade grande, pois isso e que e ser "cosmopolita" e outras tretas afins que enchem os nossos familiares e amigos de orgulho, com o preco de nos deixarem vazios de nos mesmos.

A minha vontade era deixar tudo, tudo, e nao ser NADA.

Ana Margarida Esteves disse...

Viva a boemia!
Vivam os maus alunos!
Vivam os preguicosos!
Vivam os caloes!
Viva a divina ignorancia que nos deixa abertos para o que interessa!
Viva o achar os marroes os seres mais ridiculos deste mundo!
Viva o ser-se NADA!

Pois dou-me conta de que, se escrevo como forma de vida, e porque nao sei fazer mais nada, principalmente alguma coisa que seja util para o proximo.

As vezes sinto que o proprio acto de escrever aqui e pura vaidade. Ja tive varias vezes vontade de deixar de aqui escrever, e de deixar de escrever, ponto final, seja na blogosfera ou em papel, pelas mesmissimas razoes. Tenho uma voz dentro da cabeca que de vez em quando me chama atencao para isso e me manda calar.

Eu nao lhe dou ouvidos. Sera que deveria?

PS- Benditos os comentadores anonimos ou semi-anonimos que postam comentarios insultuosos sob nomes falsos. Nem sabem eles que me ajudam a uma muito benefica catarse!

Por isso, desembuchem! Nao tenham vergonha!

rmf disse...

Ana Margarida Esteves, talvez a localização geográfica seja a única verdade no meio de tudo isto.

rmf disse...

Entendo perfeitamente - embora não sabendo as razões - o que é trocar o mar pela montanha... o litoral pelo interior... o mar pela profundidade.

"Esta tua mensagem, verdadeiramente, diz-me muito.
Viverei com isso e deixarei que as montanhas me abracem, numa tentativa vã de esquecer o mar... ou o Tejo.

Saudade, este elemento...
Certeza, desta terra... telúrica o bastante. Um excesso de chão."

Ana, isto é um insulto?

Ana Margarida Esteves disse...

Nao e insulto de maneira nenhuma.

O que eu estava a dizer e que, por vezes, porem em causa o conteudo da nossa escrita pode ser a melhor coisa que nos podem fazer.

Podes ter a certeza de que sou tao grata, senao mais, aqueles que me criticam ou a te que me deitam aaixo do que aqueles que me elogiam.

O elogio e perigoso.

A critica ou o insulto forcam-nos a prestar atencao ao aqui e agora.

Desculpa se nao me exprimi bem.

Abracos

Paulo Feitais disse...

Ana,
Os presentes que nos dão só são nossos se os aceitarmos. Caso contrário, são de quem os quer dar.
E ninguém nos consegue insultar.
Nem insular.
;)