O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quarta-feira, 24 de setembro de 2008

que maravilha.


10 comentários:

Paulo Borges disse...

Verdadeiramente a Mãe-Amante Natureza!

Anónimo disse...

A Natália Correia dizia que o Espírito Santos é feminino. Será? Será que tem sexo? Ou será unisexuado? Ou seria uma pretensão de aproximação ao animismo celta, por exemplo?

Paulo Borges disse...

Penso que o motivo era o facto de a palavra hebraica que designa o espírito divino - ruâh - ser do género feminino, aliado às especulações cabalistas sobre a relação do Espírito Santo com a Shekinah, a Glória de Deus que desce sobre o homem e o mundo, considerada uma sephiroth ou emanação feminina...

Anónimo disse...

O Espírito Santo a parte feminina de Deus que cai sobre o Mundo! Porque não será de crer que Deus é exclusivamente feminino.Referimo-nos aqui ao Deus de Moisés, de Cristo, Católico, Ortodoxo, Protestante... não é assim?

Unknown disse...

Acho que o pormenor está na transição entre mulher e mãe. A mulher que é mãe supera-se a si mesma como mulher... encarnando em si o amor eterno... como se pode cumprir uma mãe não assumindo o amor incondicional ao filho?...
O pai também o pode mas... é da natureza da "leoa" a defesa carnal das crias... ;)

Unknown disse...

(ao ou pelo filho)

Unknown disse...

(pela maior permanência do sentimento original de fusão num só corpo com o filho)

Anónimo disse...

Anita, como compreender, então, segundo o Livro do Génesis que Deus tenha criado a mulher a partir de uma costela do homem?

Unknown disse...

Luís,
como já li algures, a essência de Adão é nada-infinita, por isso, não vejo motivo para lhe atribuir um sexo...
Para mim a costela simboliza uma parte do infinito, o finito... a matéria, Eva... tendo sido a sonhar que a criação a partir do sono-infinito se deu: o sonho-finito...
- mas isto são os meus delírios, para mim fazem sentido, até ver.

Anónimo disse...

Boa. Até breve.