O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 15 de março de 2009

factografias

mau tempo entortou
o poste telefónico
mau tempo só não entorta
vontade da cegonha

assim devêramos nós ser

5 comentários:

Anónimo disse...

Platerito,

Pois é, Platero, tenho para a troca um exemplo da diferença de classes entre “cegonhitas”. Terá tido a “minha” cegonha mais sorte do que a tua, lá porque é “urbana” e escolheu o símbolo da igreja como bandeira do seu ninho “sagrado”... Terá?

O que sabemos nós do que não podemos saber?
A vontade da cegonha é cumprir-se o melhor possível: construir o lar, multiplicar-se, resistir... sobreviver (para não morrer; para morrer o mais tarde possível), seja no poste telefónico torto, seja na cúpula da igreja direita (sempre será preferível um ninho mais resistente e abrigado, não?)

Mas e nós? Qual será o limite que não há do nosso “cumprir-se” que não sabemos o que seja?

O que queremos nós que não nos “entorte” a vontade? Pobres de nós, que nem sabemos qual a nossa vera vontade!
Dá que pensar a tua imagem! A vera vontade!... o que nos faz correr e buscar e errar e não desistir para que não se entorte outra vez... e se revele a nossa vera vontade. Será porventura a que ultrapassa o sobreviver, começa sempre por uma interrogação. Essa primeira é que seria de evitar (sorriso), mas como?

Isabel Santiago disse...

Estou como a cegonha: num poste torto e pelos vistos hei-de sobreviver. Ainda bem que tenho uma cegonha nos espaços declinados da vida para me acompanhar.

Esta mensagem é um grande consolo!

platero disse...

ISABEL

cegonha não vai mais abandonar sua excêntrica moradia. O cabo que segura o poste não vai permitir que o vento e a chuva o abatam por completo.

o cabo (e agora já falo com Saudades) é resistente como tudo que transporta sons que são palavras

Isabel Santiago disse...

Bem haja Platero!

Laura disse...

Gostei muito desta cegonha obstinada.