O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 3 de abril de 2008

Um horizonte mais claro e luminoso

Perdoar e perdoar-se é uma perda para o Ego e uma dádiva ao Amor. Abdica-se da posse ilusória da ofensa ou do engano e encaminha-se a alma para o seu centro mais verdadeiro.
Fácil será dizer que somos bons, compreensivos, tolerantes, mais fácil ainda será acusar, julgar e punir. Mas é nesses momentos em que a prova chega, nesse doloroso confronto com a perda, a ameaça e outros vislumbrados caudais lamacentos, que se revela a genuína essência e o Ser autêntico se impõe e manifesta.
Sempre que o perdoador e o perdoado se entregam ao mesmo gesto, um Sol mais alto se levanta e o horizonte do mundo fica mais claro e luminoso.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem alada é a tua pluma ! Bem hajas !

luizaDunas disse...

BonDia Pluma,

Perdoar,
vem depois de entrar nas raivas possuídas,
e vem antes de olhar para elas dissolvidas.

Obrigada por esta tua dádiva de Amor.

Isabel Santiago disse...

Que o "Sol mais alto" se levante muitas e muitas vezes, para que possamos ver a "semente dourada" que irradia no centro de tudo e de todos. Que maravilhoso pensamento. Nem a Hannah Arendt diria melhor. Aqui é dito de uma forma GRANDE!Vem do Coração mais do que da razão.