O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 1 de junho de 2008

A Nova Águia dirige-se para Sul

No forno alquímico
da Palavra
A pedra liberta o fogo
do Espírito.

Enquanto aguardamos que ela poise

no solo de Além

Joguemos o jogo Real de Ur.







3 comentários:

luizaDunas disse...

No forno alquímico o fogo liberta o espírito da Pedra na Palavra.



(Fiquei a olhar para este jogo Real de Ur... )

luizaDunas disse...

- parece uma árvore. com 3 colunas, 2 simétricas. o cinco ( a quina) é um número com operatividade predominante: no número de peças, de casas (múltiplo), de símbolos, na combinação de símbolos, nos próprios símbolos. Há apenas um símbolo que não se repete, e está na coluna do meio, no topo da copa. poderás falar-me mais deste jogo?

Anónimo disse...

Luiza,

Ora este jogo foi desdescoberto em 1920, pelo arqueólogo Sir Leonard Wooley. O jogo está datado de cerca de 3000 a.C. A designação suge porque foi encontrado na antiga cidade de Ur.(cidade situada na região do actual Iraque, entre os rios Tigre e Eufrates). Encontra-se actualmente exposto no Museu de Londres.

No plano simbólico(?) seria assim:
«Segundo as regras que acompanham o jogo da “Origem”, a simbologia do jogo seria a de “cinco aves sobrevoam o deserto, com dunas áridas e animais selvagens que as observam à espera de um descuido ou cansaço. Mas elas prosseguem com a leveza de quem sabe que o aprendizado na vida é constante. E pousam de preferência em oásis, onde estão protegidas, para renovar as forças e continuarem o voo”.(http://www.jogos.antigos.nom.br/.
No plano metafórico ou, se quiseres, alegórico, significa que estamos sempre disponíveis a novas aprendizagens e a voar, reforçados por elas.
Se fores ao site, logo no primeiro que aparece e no final desse, encontras as possíveis regras deduzidas de outros jogos antigos. Vê que é interessante.

Um abraço