O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 10 de junho de 2008

Dia de Portugal, do Mar e do Sonho por Haver

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena?
Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

14 comentários:

Anónimo disse...

O quadro é muito bonito. Pode-se saber de quem é ?

Outra questão: é muita bela, esta visão idealista de Portugal, mas a realidade é que também iniciámos a globalização (católica) que desgraçou o mundo e só sonhamos hoje com o futebol... Como é que as duas coisas se conciliam ?

Unknown disse...

Como todos os opostos se conciliam... ;)
Viva Camões! Viva Portugal! Viva o Mar! Viva o Sonho! Viva Nós!

Até mais...

Unknown disse...

Nós, que somos o Sonho de um Mar que é Portugal e que se cumpre pela língua de Camões...

Unknown disse...

...ou que banha o mundo pela língua...

Conceição disse...

um dia portugal será

Ana Margarida Esteves disse...

As duas coisas se conciliam contradizendo-se e transcendendo-se ...

"Falta cumprir-se Portugal"...

Anónimo disse...

Mas o que é Portugal ? Podem dizer, vocês que tanto falam dele ?

Anónimo disse...

Caro interrogativo,

O sonho de um Portugal por haver é, evidentemente, uma utopia. Todo o sonho: de uma cidade, de um país de uma humanidade melhores o é.Mas não poderíamos viver sem ele.
Em tempos de crise a vários níveis, como é o caso desta que agora vivemos, é preciso não deixar esmorecer a alma e a vontade.
Os Adamastores e os impostores, os perigos e os manipuladores;a globalização perniciosa,as desiguladades e a tirania, as injustas globalizações e as falsas democracias e outras "...ias" e «...uras»... Os fanatismos e a falta de diálogo, fazem criar novos obstáculos à realização das ideias. Não podemos por isso culpar as ideias, antes mudar o homem.Mas o sonho não poderá ser afectado.
Como o faremos caberá a cada um procurar os melhores gestos, as denúncias, pela afirmação dos valores que não empatem nem empenhem o nosso país, o nosso sonho. Nunca foi fácil a conciliação. Nem agora nem antes.
O nosso sentido de pátria não poderá ser afectado por essa globalização religiosa, ideológica ou outra.
P.S. O quadro é meu, por isso não referi o seu autor. Obrigada pelo seu apreço.

Anónimo disse...

Portugal é um sentido para a vida! Desde que descobri Portugal, a minha vida mudou radicalmente! Antes eu era uma pessoa triste, desanimada, pouco participativa… Com Portugal tornei-me uma pessoa muito mais afirmativa, alegre, entusiasta!... Viva Portugal! Viva Camões! Viva o Cristiano Ronaldo! Viva o Renato Epifânio! Viva a realidade! Viva o sonho mais real que as realidade!

Anónimo disse...

Não sei se falas a sério, mas porque não: viva o Quénia, o Ruanda, o Japão, a Austrália, os EUA, a Suíça, o Vietnam, o Butão, o Tio Patinhas, o Hulk, a pastilha elástica e os preservativos furados !? Todos podem ser tão euforizantes como Portugal e o resto para as mentes emocionais, parvas e fracas...
Se Portugal precisa de alguma coisa não é de patriotismo bacoco...

Anónimo disse...

O que é melhor, ter uma mente lúcida,séria e forte ou uma mente "emocional", "parva" e "fraca"? O que é que é melhor, ter um "patriotismo bacoco” ou ser desprovido de sentimento patriota? Já agora… O que é que é melhor, estar apaixonado ou estar lúcido? E já agora, quem é que vê melhor, o amante ou o cientista? E Portugal, precisa de quê?

Anónimo disse...

Portugal precisa que o partam como espelho e se vejam Universo !

Anónimo disse...

...Portugal precisa de mais verbos e de menos adjectivos

Ana Margarida Esteves disse...

A Mensagem é a história de cada um de nós.