O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 12 de junho de 2008

Parvoíces minhas

Tudo é lágrima, porque estamos constantemente a despedir-nos. E isso até mostra quanto amamos o mundo. Dizer-se que é lágrima é uma maneira figurada de dizer-se que é uma grande emoção, quando se observam as coisas na sua globalidade, o fluxo do mundo, sangue, suor e lágrimas. Não sabemos o que originou o mundo, se a vida sempre existiu ou se apareceu - o que caracteriza a vida? RNA, DNA? Outra coisa? -, mas aparenta ser uma grande luta pela sobrevivência, a sua, nossa. Somos nós, mas algo mais ou diferente de nós, a vida em nós, que somos, mas que nos é anterior enquanto seres conscientes de si, da sua existência, etc. O que somos, o que tudo é, eis um grande mistério.

18 comentários:

Unknown disse...

Há tanto mistério quanto não há...
Canta, canta minha Alma Lusa! Anuncia aos quatro cantos do mundo esta Hora eterna! É a Hora do despertar! É sonho o que vivemos! Vivamos! Sejamos o nosso sonho! Sejamos quem somos! O mar da vida é nosso! Somos nós o mar que nos guia! A eternidade é nossa! Vivamos o sonho! Vivamos a vida! (É tanto piada quanto não é. Como? Olha és filho do pai ou da mãe? Dos 2? Isto também é dos 2... da "mãe-piada e do pai-não-piada"...)
- Podem gozar e rir... mas não será de -só- mim, mas de vós - o que até é saudável, especialmente se for de modo consciente. ;)

afhahqh disse...

Sim, há as duas parets: o mistério e a fruição. Pensarmos, interrogarmo-nos, e apreciarmos a frescura da água do mar enquanto mergulhamos, brincamos. É sonho o que vivemos? Talvez, um sonho demasiado real, de carne e osso, tal é o poder da imaginação/sonho, se tudo daí tivesse vindo. "Somos nós o mar que nos guia" - concordo, embora a vista, às vezes, esteja muito enublada, como se sonhássemos, fantasiássemos algo, que depois nos toldasse a mente e que, não se realizando, nos deixa sem ideias ou palavras, na indefinição. "A eternidade é nossa" - só por um truque da imaginação, abarcarmos o mundo em nós! "Vivamos a vida": claro!, tanto quanto pudermos, por entre as nossas impotências e escravidões.

Unknown disse...

Lá estás tu a partir o que é inteiro... mas pronto é o teu ponto de vista, válido como o meu. ;)

Anónimo disse...

Consegues dizer isto de uma forma mais embriagada?...Tenta!

afhahqh disse...

Claro, Anónimo! Aqui vai: às vezes penso se não serei cego.

Unknown disse...

O que seria de Pessoa sem a "Águia Real"... não seria.

afhahqh disse...

O que é essa Águia Real de que falas?

Unknown disse...

Algo que ajuda realmente a voar... :) que embriaga.

afhahqh disse...

Ah... Absinto?

Unknown disse...

se não me engano é água que é fogo - arde sem se ver... pelo sentido deve ter ajudado a escrever através do amor... unindo as palavras opostas, em paradoxo.

afhahqh disse...

Unindo as palavras opostas, em paradoxo... não te percebo! Mas também não percebo a maioria das coisas que são complicadas. Anseio ela simplicidade, talvez porque tenha tendência para complicar. Não quero entrar na mente do Fernando Pessoa, nem em mente alguma. Antes libertar-me dela! Amor? Pode ser. (O desdém desta juventude...)

Unknown disse...

o amor original é a junção entre opostos... falar sobre algo e defini-lo em simultâneo como bom e mau é um paradoxo...

afhahqh disse...

Não sei se o amor original é a junção de opostos. Sei apenas, se souber!, o que é o amor que eventualmente sinta por alguém e posso imaginar o amor que sente por mim. Definir algo como bom e mau não é um paradoxo, mas uma contradição.

afhahqh disse...

Agora tenho de ir andando porque estou a escrever de uma biblioteca e a hora de acesso ao computador está a acabar. See you later...

Unknown disse...

"paradoxo, do Lat. paradoxon < Gr. parádoxon < pará, contrário + doxa, opinião
s. m.,
opinião contrária ao sentir comum;
contradição ou contra-senso, pelo menos aparente."
Se o amor não é junção de opostos? como nasce a vida? é pela junção de semelhantes? (pelo menos tradicionalmente...)

Unknown disse...

até sempre, companheiro.

Anónimo disse...

Vocês dois são mesmo uns belos noivos de Santo António !... Desfilaram ontem na Avenida da Liberdade ?

Unknown disse...

A gente prefere desfilar na Av. Liberdade do Paraíso e com o Santo António ao vivo. :)