O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 8 de junho de 2008

Desafio

Que forma acham que teria um projecto político cujo objectivo supremo seria levar ao despertar da população desta ilusão que é a "realidade"?

9 comentários:

Unknown disse...

Isso é que me parece uma pergunta bem "realista"! :)
A meu ver sonhador, poderia começar por uma união de gente realmente desperta, que em conjunto levasse "à letra" o Sonho da Mensagem de Pessoa, sem receios de se parecer ridículo e ilógico - porque não se parecer isso é não se parecer com o Mundo, o mesmo a que o Luso pertence sem fronteiras...

Unknown disse...

O meu louco desafio...

Há 510 anos os portugueses descobriram o caminho marítimo para o Império no Oriente, chegou a Hora de descobrirem o caminho "almarítimo" para o Império do Oriente: a vida é sonho.

Unknown disse...

Quanto à construção da "caravela"... sou mais poeta que marinheira... mas estou cá para ajudar.

afhahqh disse...

Penso que deveríamos despertar da irrealidade para a realidade, porque estamos adormecidos... pelos nossos próprios sonhos?

afhahqh disse...

Desculpa, não respondi a questão. Que forma teria um projecto político...? Nenhuma, pelo menos quando formos livres.

Unknown disse...

Reformulemos o "político" então Nuno... e público? :)

afhahqh disse...

Trabalhar apenas para suprir as necessidades. Tudo o resto seria feito por gosto. Acabar com a ganância. Ensinar que todos têm valor, pelo que são e dizem e não pelo que fazem profissionalmente. Acabar com a cultura das aparências. Reformular o conceito de pessoa educada, tendo em vista não a boa educação, mas a verdade. Etc.

Anónimo disse...

Resposta: não poderá ter forma alguma, porque um projecto político é sempre fruto da ilusão de haver realidade.

Luar Azul disse...

Tenho uma ideia!! Porque não vamos tentar ajudar as pessoas, como os comunistas, os liberais, os republicanos, os judeus, os cépticos, os budistas, os nacionalistas, os de esquerda, os de direita, os artistas, os cristãos, os professores, os revolucionários, os conservadores, os activistas, os dogmáticos, os escritores, os militares, os pacifistas, os pais e as mães, os tios, os avós, os ...

ah espera! been there, done that...

Já sei, tenho outra ideia!!

porque não deixamos outras pessoas tentar ajudar outras pessoas que por sua vez tentam ajudar outras pessoas, que por sua vez...

ah! mas tenho ainda outra ideia!

Anda tudo tão contente e deliciado a ser útil, a combate a inutilidade, a evoluir,

e eu sou parte disso, sou parte desse mundo...

Vou apenas realizar o q sou. (então porque escrevi isto?? ^_^)