O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 17 de junho de 2008

Publicidade

Olá, Serpentes, Plumas, etc.!

Vim, aqui, fazer publicidade aos meus blogues!

Isto porque criei um blogue chamado "Filosofia do Rock" (www.filosofiadorock.blogspot.com), no qual publiquei, hoje, uma sondagem, na qual pergunto qual o artista/grupo favorito do leitor.

Vão lá, votem!

Tenho, também, o blogue "Mundos Sentidos" (www.mundossentidos.blogspot.com), onde publico, principalmente, fotografias.

Outro, acabado com apenas um post, é o "O silêncio para lá de todos os fenómenos" (www.osilencioparaladetodososfenomenos.blogspot.com).

Para lá disso, escrevo aqui na Serpente, confesso que um pouco desenquadrado da dominância, na medida em que vocês são todos muito espirituais, amantes da poesia, etc.; enfim, pessoas cultas.

Abraços!

9 comentários:

Anónimo disse...

Sim, muito desenquadrado da dominância porque muito arrogante, a ironizar os cultos com a sua suposta humildade, que se auto-publicita sem pudor e escreve mais que todos, sempre fechado nos seus juízos e nas suas experiências...

Escutem-me
Sou Nuno Maltez
publico quatro e mais posts
de uma só vez !

afhahqh disse...

Não vejo mal nenhum em escrever mais do que os outros. Quando conversas com alguém, isso não significa que fales menos, igual ou mais do que essa pessoa. Fechado nos meus juízos e experiências: não é o que vês em todos deste blogue? Uns dizem que nada existe, outros que tudo é sonho, outros que se querem libertar... cada um, aqui e pelo que entendo, tem falado principalmente das suas experiências, tirando um ou outro post virado para outras realidades, como sejam os sobre política (que de resto também já fiz) ou sobre as crianças indigo.
Quanto à minha suposta humildade, não me conheces e, por isso, não me deverias julgar, o que, de resto, é uma característica humana bastante irritante. Quanto à ironia, creio que é uma virtude e, se ironizo os outros, também me ironizo a mim. Quanto à arrogância, confesso que tens razão e que, de quando em quando, me considero uma pessoa arrogante. Mal daqueles que se julgam perfeitos, que têm uma imagem ideal de si próprios.

P.S: talvez estejas farta porque não escrevo o que quererias? Porque não correspondo às tuas expectativas? Porque, de facto, o que escrevo está desenquadrado da dominância?

P.S.2: não olhes só para os outros, mas também para ti... talvez no fim vejas que a diferença não é assim tanta... talvez não.

Um abraço, Nuno.

afhahqh disse...

Outra nota: se falo da minha experiência, como podes ler no post acima sob a experiência religiosa, não é para enaltecê-la, mas para partilhá-la porque, de resto, este é uma espaço de partilha. Se quero partilhá-la, é porque encontro nela algo de bom e que espero que os outros também sintam, nas suas próprias experiências.

E, se dizes que estou sempre fechado nos meus juízos e experiências, repara bem nos outros posts, poemas, e na quantidade de vezes que encontras as palavras "eu", "meu", "o meu sonho", "o que quero", etc. Se calhar não sou tão diferente como pensava!

Mais: repara que não me excluo dos juízos que faço, por exemplo ao criticar o fingimento dos adultos, incluo-me, ao contrário de algumas pessoas - como tu que, neste momento, te excluis dos arrogantes, irónicos, falsamente humildes, que se auto-publicitam (de resto não fui o único aqui na Serpente e não te ouvi críticas até agora...) e sempre fechados nas suas experiências. Depreendo que és o contrário de tudo isso. Bom para ti, seres realmente boa e teres uma imagem clara de ti mesma!

Bem, seja como for, espero que gostes do post acima, porque fala de uma experiência que nele partilho, para que outros a tenham ou nela se reconheçam, lembrando-se das suas, sendo transportados para elas.

Fica bem.

Anónimo disse...

Sim, somos todos iguais ! Só que tu és o mais igual de todos... Tchauzinho !

Anónimo disse...

Olá, Nuno!

...

Adeus Nuno.

afhahqh disse...

Não disse que somos todos iguais. Mais uma vez, é a tua interpretação. Pensava que eu é que vivia fechado nas minhas experiências! A tua capacidade de argumentação transcende-me... Já ouviste falar em ad hominem?

Abraço, Nuno.

Anónimo disse...

Para quê argumentação quando se tem capacidade !?...

afhahqh disse...

Porque a argumentação leva à visão.
Porque a argumentação abre portas.
Porque a argumentação é o caminho para a verdade.
Porque a argumentação leva ao crescimento.
Porque a argumentação nos torna compreensivos.
Porque a argumentação nos torna pessoas melhores.

E argumentar tudo isto? Que se use a capacidade!

Anónimo disse...

quem quer que assine em nome próprio está sujeito à crítica habitua-te